
Venâncio Aires - De Venâncio Aires para Santa Maria a distância é cerca de 170 quilômetros. Esse é o caminho percorrido nos últimos anos por Vitória Luiza Camara, de 23 anos, para voltar à cidade natal assim que possível. Ela cursa bacharelado em Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Porém, desde o dia 21 de dezembro do ano passado, o caminho de volta para casa ficou mais distante.
Natural da Capital do Chimarrão, a jovem atua como voluntária na Itália, por meio da Aiesec, uma organização global que promove intercâmbios voluntários e sociais. Conforme conta a jovem, o intercâmbio surgiu quase por acaso. Durante o evento ‘Descubra UFSM’, que abre a universidade para a comunidade, Vitória trabalhava no estande do seu curso quando conheceu o espaço da Aiesec. Ao descobrir que a organização possibilitava intercâmbios voluntários internacionais, enxergou a oportunidade de realizar um sonho: conhecer outros países e vivenciar novas culturas.
A partir disso, se candidatou a uma vaga de voluntariado na área de informática na Itália, enviou currículo e um vídeo de apresentação em inglês. “Um diferencial importante para minha aprovação foi a experiência prévia com voluntariado no Interact”, conta.

No projeto, Vitória atua como voluntária dando aulas para meninas em situação de vulnerabilidade social. Os encontros são adaptados à rotina das alunas, considerando escola e acompanhamento psicológico, e geralmente ocorrem no final da tarde, por volta das 17h. O foco das aulas é tecnologia e inovação, com o ensino de metodologias como brainstorming, design thinking e prototipação. “O objetivo final é o desenvolvimento de um aplicativo idealizado pelas próprias alunas”, conta.
Entre os principais aprendizados, Vitória destaca o fortalecimento da autoconfiança e da adaptação cultural. “Percebi que sou capaz de resolver problemas complexos em outro idioma e lidar com situações completamente novas, desde pegar um trem até liderar uma sala de aula”, afirma.
Conhecendo outros paísese
Apesar de estar na Itália, Vitória também já teve a oportunidade de visitar a França e tem viagem programada para a Espanha antes do retorno ao Brasil, marcado para a próxima segunda-feira, 2 de fevereiro. Toda a experiência está sendo vivida de forma independente, já que ela viaja sozinha. Segundo Vitória, apesar do receio inicial, a vivência tem sido libertadora. “Viajar sozinha é uma experiência transformadora. Você amadurece rápido, aprende a se virar e amplia muito a visão de mundo”, relata.

Filha de Silvio Luis Camara e Nelsione Beatris Gregory, Vitória cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Gustavo Daniel Brands e o Ensino Médio integrado ao curso técnico em Informática, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires. Ainda durante o curso técnico, teve uma primeira vivência profissional ao estagiar na Folha do Mate, entre outubro de 2021 e janeiro de 2022.