
Venâncio Aires - Tendo em vista a necessidade de fortalecer a rede de proteção às mulheres, a Prefeitura de Venâncio Aires avançou, nesta terça-feira, 27, pela manhã, no projeto do Centro Regional de Acolhimento para Mulheres, durante reunião com a equipe técnica do Governo do Estado.. O projeto final será enviado até sexta-feira, 30, e os recursos para a iniciativa, que já estão aprovados, no valor de R$ 785.714,28, aguardam liberação.
A iniciativa foi contemplada na Consulta Popular 2022/2023, quando recebeu 4.233 votos, sendo a segunda proposta mais votada da região. Durante a reunião, foram debatidos os ajustes técnicos exigidos pelo Estado, que ressaltou a prioridade do projeto. Dentro do escopo previsto, o Centro ficará localizado em uma área considerada segura e próxima a outros prédios da Administração Municipal, terá capacidade para até 20 pessoas, com área edificada de 278,05 m², e atenderá mulheres de toda a região em situação de vulnerabilidade e violência.
Inicialmente, a intenção era construir o espaço nas proximidades da ONG Parceiros da Esperança (Paresp), no bairro Morsch, mas os planos foram frustrados devido à enchente de abril e maio de 2024, quando a região ficou submersa pelo Arroio Castelhano.
Para a prefeita em exercício, Izaura Landim, a implantação do Centro é uma necessidade urgente. “Este é um projeto essencial e muito aguardado pela comunidade. O acolhimento às mulheres em situação de violência é um dever do poder público e um anseio regional, que agora começa a se concretizar”, destacou.
O espaço contará com atuação de uma equipe multidisciplinar, com atenção especial às áreas de segurança e saúde mental, garantindo acolhimento, proteção e acompanhamento adequado às mulheres atendidas. A vinculação do serviço será direta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que será o responsável por encaminhar as mulheres, mesmo que residam em outros municípios da região. Ainda deverão ser definidas as parcerias com as prefeituras da região interessadas em participar e colaborar com o funcionamento do Centro.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura