A Prefeitura de Venâncio Aires publicou nesta sexta-feira, 21, um novo decreto municipal que especifica os protocolos Covid em relação às atividades variáveis – aquelas que os municípios têm autonomia para decidir.
O decreto foi formulado após definição da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), já que a decisão é regional. O grupo técnico da associação não autorizou algumas sugestões de Venâncio – sobre o funcionamento de restaurantes, por exemplo – e elas seguirão como já estavam determinadas pelo Estado (veja box).
“Mais do que nunca precisamos continuar com todos os cuidados sanitários e obedecendo aos protocolos. Porque essa decisão da Amvarp, de não flexibilizar ainda mais, é justamente para evitar que o cenário piore e ocorram restrições ainda maiores”, destacou a fiscal de Posturas e coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, Daniele Mohr.
Como fica
- Em restaurantes, lancherias e outros estabelecimentos que oferecem comida, permanece 40% da capacidade, cinco pessoas por mesa e saída às 24h (com mais uma hora para fechamento total).
- Para festas e eventos sociais, a capacidade é de 25%, com limitação a 70 pessoas (independente se o local comportar centenas) e devem ser realizados em locais licenciados, que tenham alvará.
- Em casas de shows, auditórios ou feiras (fóruns e congressos), a capacidade é de 150 pessoas, mas obedecendo a uma série de regras, com autorização da Prefeitura.
- Em residências, para festas familiares, o limite é de 20 pessoas e não há necessidade de autorização prévia.
- Quanto ao esporte, em quadras e ginásios, ou competições amadoras (esse precisa autorização da Prefeitura), a exigência é de que não pode a presença do público.
Para o Campeonato Gaúcho de Patinação, que começa na terça, 25, em Venâncio Aires, aos pais que acompanharem os filhos competidores, será solicitado que façam o teste antígeno com 24 horas de antecedência para poder acessar o Parque do Chimarrão.