Venâncio Aires -
Até o dia 5 de dezembro, jovens venâncio-airenses atingidos pelas enchentes podem inscrever-se para vagas de jovem aprendiz no setor público municipal ou estadual. As oportunidades integram a 2ª edição do programa Partiu Futuro – Reconstrução, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), com execução local da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Ao todo, serão 20 vagas, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade.

A inscrição deve ser feita através de um formulário online e é indispensável ter entre 14 e 22 anos, exceto pessoas com deficiência, que não possuem limite de idade, estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais, ser estudante ou egresso da rede pública de ensino, ter sido desabrigado, desalojado ou atingido pelas enchentes de maio de 2024, residir no município e não possuir vínculo de emprego formal no momento da inscrição (ou até o momento da matrícula).

Os jovens selecionados terão registro na Carteira de Trabalho (CTPS), garantindo direitos como FGTS, INSS, 13º salário e férias. A remuneração será de R$ 894,52, com auxílio-alimentação de R$ 550,00 e auxílio-transporte, quando necessário. Com jornada de 20 horas semanais, o programa contempla 400 horas de formação teórica e 640 horas de prática, distribuídas ao longo de 12 meses em setores da administração pública.

A secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, destaca que a iniciativa representa um novo ciclo na vida destes jovens. “Esta iniciativa vem justamente para ajudar a devolver esperança. É um convite para recomeçar, aprender e crescer. Nosso compromisso é garantir que eles encontrem portas abertas nesse processo de reconstrução”, pontua.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura