A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) projeta para as primeiras semanas de 2023 a emissão de mais 800 notificações para moradores de Venâncio Aires providenciarem as ligações na rede coletora de esgoto.
Este trabalho já poderia ter ocorrido, mas, segundo o gerente local, Ilmor Dörr, a ideia era ver o andamento e a procura dos cerca de 2,1 mil moradores que foram notificados ao longo de 2022 e que deveriam fazer as ligações junto à caixa de inspeção nas calçadas para, então, ter os resíduos levados até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
“Chegamos a 3 mil economias em Venâncio já conectadas. O objetivo é chegar a cerca de 7 mil ao longo de 2023”, informou Dörr. A quantidade projetada é cerca de 30% do total da cidade, que é de 23 mil economias.
Do que está pronto até agora, são casas, prédios e estabelecimentos comerciais espalhados pelos bairros Centro, Gressler, Cidade Nova, Aviação e Morsch (principalmente o Loteamento Artus, um dos primeiros a ter o sistema disponível).
Vistorias
À reportagem da Folha do Mate, chegou a informação de moradores relatando de que não houve a vistoria da Corsan após a instalação da rede predial, ou intradomiciliar, que conecta o imóvel à caixa na calçada. Essa instalação é responsabilidade do proprietário.
Perguntado sobre isso, Dörr afirmou que a demanda informada na companhia está dentro da normalidade. “Temos apenas sete vistorias pendentes e seis entraram hoje [ontem, 2 de janeiro] no sistema. Na maioria das situações, visitamos na mesma semana. Provavelmente tem casos que fizemos a vistoria, mas o proprietário não estava em casa. Porque conseguimos verificar a ligação pela caixa da calçada e não precisamos acessar a casa ou o pátio”, explicou.
Ainda sobre as vistorias, ele reforçou que, assim que o morador fizer a instalação da rede coletora, precisa comunicar a Corsan dentro do prazo estipulado na notificação. As residências que forem ligadas à rede de esgoto não precisam mais contar com as fossas sépticas e sumidouros, que são os sistemas convencionais utilizados.
Carências e descontos
• Até 30 dias do recebimento da notificação: seis meses para começar a pagar a tarifa de esgoto e 75% de desconto na vistoria de conexão (tabela no site da Corsan).
• Entre 31 e 60 dias do recebimento da notificação: três meses para começar a pagar a tarifa e 50% de desconto na vistoria.
• Entre 61 e 120 dias do recebimento da notificação: um mês para começar a pagar a tarifa e 20% de desconto na vistoria da conexão.
• Após 120 dias do recebimento da notificação: não haverá carência, nem desconto.
Taxa
O valor da taxa de esgoto é referente a 70% do consumo de água, ou seja, incide sobre a quantidade de metros cúbicos consumidos por família. Isso quer dizer que a conta não deve ser feita sobre o valor total da fatura que tem, além do consumo, a taxa de serviços básicos.
Quem foi notificado, mas não fizer a ligação no prazo estipulado, também pagará uma taxa, mas que será ainda mais cara. Vai receber a cobrança pela disponibilidade da rede de esgoto, que é o dobro da taxa – 140% sobre o consumo de água.
Esclarecimentos podem ser buscados no escritório da Corsan, na rua Barão Triunfo, número 1.440. Mas também é possível fazer contato pelo aplicativo ou pelo 0800-646-6444.