No momento de pandemia que estamos vivendo, com o aumento no número de casos de coronavírus nos municípios gaúchos, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) teve a confirmação nesta semana do pagamento de mais R$ 420 mil em emenda para a saúde de Venâncio Aires. O recurso, previsto no Orçamento de União de 2020, será destinado à prefeitura para aplicação na área de custeio. “Temos compromisso com a população venâncio-airense, e agora mais do que nunca, saúde é prioridade total. Certamente esse dinheiro vai ajudar na adoção de medidas importantes de prevenção e combate à Covid-19 no município”, afirma.
Trabalhando sempre em parceria com a Prefeitura, os secretários, vereadores e lideranças partidárias e entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o deputado já destinou mais de R$ 2,6 milhões milhão em emendas para a saúde de Venâncio, entre a prefeitura e o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), nesses dois mandatos até agora. “É preciso fortalecer o sistema público de saúde”, reforça Schuch, lembrando que, não fosse o SUS, na atual crise certamente os mortos chegariam aos milhares, como vem ocorrendo em países ditos ricos e desenvolvidos como Estados Unidos, Itália, Espanha, entre outros.
Nestes últimos anos não faltaram pessoas e nem governantes tentando desmontar esse instrumento, defendendo a privatização da saúde. Drenando os recursos que deveriam ser destinados a esta área importantíssima, especialmente para o pagamento de juros e serviços da dívida. O governo federal e a maioria dos governos estaduais não têm aplicado o percentual mínimo na saúde que é de 15% e 12%, respectivamente, da receita corrente líquida. “Na maioria das vezes esta conta tem sobrado para os municípios”, observa o deputado.