A Corsan Aegea estima para os próximos dias uma nova rodada de entregas de obras relacionadas ao esgotamento sanitário em Venâncio Aires. A informação é do superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1 desta segunda-feira, 4. “Semana que vem teremos mais 500 novas ligações em Venâncio, onde são mais de 2 mil pessoas que passarão ter disponibilidade de conexão de esgoto. Estamos chegando perto de 30% de cobertura de esgotamento sanitário em Venâncio”, comentou Epstein.
Com isso, Venâncio já se aproximaria de 7 mil ligações, do total de 23 mil economias que têm na cidade. Do que já está pronto, são casas, prédios e estabelecimentos comerciais dos bairros Centro, Gressler, Cidade Nova, Aviação e Morsch que têm o resíduo tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Conforme o superintendente da Corsan, a companhia tem o compromisso de ter esgotamento sanitário até 2033. “Paralelo a isso, também temos compromisso de ter uma cobertura de esgoto até fim de 2028 de 51%. É um desafio grande, mas do que tínhamos para Venâncio, mais de 60 quilômetros de rede esgoto já estão implantados, todos executados e temos um potencial de chegar até 35% de cobertura no fim de 2024.”
Epstein também chamou atenção da importância de a comunidade fazer a ligação. Na prática, as pessoas que já foram notificadas, devem providenciar as conexões junto à caixa de inspeção nas calçadas. “Muita gente já recebeu a notificação, mas ainda não fez. Então podem buscar informação em caso de dúvida, para que se faça o mais rápido possível, aproveitando os descontos, e também para contribuir com a questão ambiental.”
Esclarecimentos podem ser buscados no escritório da Corsan, na rua Barão Triunfo, número 1.440. Mas também é possível fazer contato pelo aplicativo ou pelo 0800-646-6444. Lembrando que o valor da taxa de esgoto é referente a 70% do consumo de água, ou seja, incide sobre a quantidade de metros cúbicos consumidos por família.
Carências e descontos na notificação
• Até 30 dias do recebimento da notificação: seis meses para começar a pagar a tarifa de esgoto e 75% de desconto na vistoria de conexão (tabela no site da Corsan).
• Entre 31 e 60 dias do recebimento da notificação: três meses para começar a pagar a tarifa e 50% de desconto na vistoria.
• Entre 61 e 120 dias do recebimento da notificação: um mês para começar a pagar a tarifa e 20% de desconto na vistoria da conexão.
• Após 120 dias do recebimento da notificação: não haverá carência, nem desconto.
Reservação de água
Durante a entrevista na Terra FM, José Roberto Epstein comentou sobre investimentos para aumentar a capacidade de reservação de água em Venâncio. Segundo ele, o novo reservatório construído no bairro Bela Vista deve ser entregue formalmente entre fim de março e início abril. “Vai reforçar uma região que teve uma grande expansão urbana.”
O reservatório construído próximo ao Parcão beneficiará cerca de 20 mil pessoas, moradoras dos bairros Bela Vista, Cidade Alta, Xangrilá, Cidade Nova, Gressler, Santa Tecla, Aviação e região do Parque do Chimarrão. São 500 metros cúbicos (500 mil litros).
Para Epstein, este reservatório, os dois novos poços artesianos, o sistema de controle telemetria e o projeto de um novo reservatório de 100 metros cúbicos na Cidade Alta, vão dar condições de “virar a página de falta de água na parte alta da cidade.” Segundo ele, a Corsan vai entregar, em julho, um projeto para a Prefeitura com alternativa para atender o crescimento e segurança de disponibilidade de água, até 2062, que é prazo vigente do contrato.
Reparos em ruas
• Conforme José Roberto Epstein, a Corsan Aegea protocolou, semana passada, um plano de ação para recuperação de vias nas quais a Prefeitura indicou que precisava de melhorias. “Esperamos validação para começar nos próximos dias. São intervenções pontuais e reparos em trechos da Ruperti Filho, Júlio de Castilhos, Clóvis Pereira de Carvalho, Coronel Agra e Guilherme Knies.”