O exemplo criado no extinto Instituto Penal Mariante (IPM) voltou a ser seguido na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Na terça-feira, 29, verduras produzidas na horta da casa prisional de Vila Estância Nova foram doadas para o asilo Lar Novo Horizonte e para o Hospital São Sebastião Mártir.
Segundo a psicóloga Gabriela Moysés Kilian, uma das responsáveis pela horta, foram doadas sete caixas de alface (roxa e americana) e quatro caixas de espinafre.
Além de Gabriela, a horta está sob responsabilidade do agente penitenciário Ademir Silva e conta com a mão de obra de dois apenados.
Na horta são cultivados alface, repolho, espinafre, rúcula, beterraba, tomate cereja, pepino, couve, tempero verde, cebolinha e cenoura. Segundo Gabriela, as mudas foram compradas com o valor da venda do lixo reciclável coletado na casa prisional e também de um colega que faz mudas de alface e doa.
Tudo que é produzido na horta é utilizado na refeição dos presos e de quem trabalha na penitenciária. O excedente será doado, como o que foi feito na terça-feira.