Vereador Benildo Soares apresenta proposta de lago artificial para Venâncio Aires

-

No último debate sobre a água realizada pela Comissão Hídrica da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires e transmitido em uma live, na noite de 9 de dezembro, o parlamentar Benildo Soares (Republicanos), o Bombeiro Soares, presidente da comissão, apresentou o esboço de uma ideia para conter os impactos causados pela estiagem no município. Trata-se da construção de um lago artificial, proposta apresentada por ele em 2012, e que fez parte do material de campanha de Nilson Lehmen como candidato à prefeito nas eleições daquele ano.

Porém, a preocupação é anterior a isso, já que enquanto atuou no Corpo de Bombeiros acompanhou de perto o drama vivenciado por muitas famílias devido à falta de água. “Levávamos água para muitas famílias que não tinham e isso ainda acontece, cada vez mais. É nosso papel garantir que tenha geração de água para abastecer a população”, diz.

A proposta de Soares é a construção de um lago artificial, em forma de cuia, em área próximo à estação de captação de água, no acesso Grão-Pará (antiga ETA). “Podemos fazer um grande lago, que além de abastecer a cidade toda, vai aproveitar a água que desce das regiões mais altas”, explica.

A intenção do vereador é avançar na discussão, para que a população ‘abrace’ a ideia e, assim, possam ser buscados recursos para viabilizar a obra. “Recurso tem, me disponho a ir a Brasília quantas vezes for necessário para apoio do Governo Federal. Mas precisamos desse apoio em nível de Município e Estado também”, completa.

O projeto contempla, além do lago artificial, uma estrutura de lazer para fomentar o turismo no lago. “Com isso, em pouco tempo o investimento vai se pagar”, argumenta. Conforme a proposta apresentada por Soares, o espaço deve contemplar também quadra de basquete, vôlei e futebol, pista de skate, praça de alimentação, brinquedos infantis e ilha de pesque e pague.

Junto ao assessor Robson Parabôa, Soares segue amadurecendo a ideia. O vereador deve assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires e acredita que isso também vai beneficiar para que o projeto possa avançar. O próximo passo é promover uma audiência pública no Legislativo para tratar do assunto.

TRÂMITES

Soares salienta a importância de avançar na execução da proposta para que o lago possa ser viabilizado. O projeto apresentado por ele não contempla questões técnicas, ainda é necessário que todo o planejamento seja feito por profissionais da área de engenharia. Depois disso, é necessária a fase de desapropriação das áreas, feita de forma amigável ou judicial. “Tudo leva tempo, por isso precisamos começar. Mas, para isso, a Prefeitura e a população precisam ‘abraçar’ junto”, considera. Segundo ele, o apoio de empresários locais também é fundamental para dar seguimento.

“Precisamos planejar uma grande obra para daqui a 30 anos termos uma nova realidade. Temos que correr atrás agora para deixar esse legado e garantir o futuro da nossa população.”

BENILDO SOARES – Vereador e presidente da Comissão Crise Hídrica

Leia mais:

Confira quais foram os nomes mais registrados em 2021 no Rio Grande do Sul



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido