Foi confirmado nesta quarta-feira, 17, o nome do presidente da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). O anúncio não tratou exatamente de uma novidade, já que haverá continuidade: o empresário Vilmar de Oliveira, vice-presidente da Indústria da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) e que esteve à frente da 16ª edição, também vai encabeçar o evento de 2024.
Segundo o prefeito Jarbas da Rosa, o convite já havia sido feito ainda no ano passado. “A ideia é ter uma continuidade e entendemos que é o melhor, ter nomes com capacidade para manter e ampliar o trabalho. Estamos muito felizes, porque já tem uma ‘espinha dorsal’ formada e agregando nomes e sugestões, vamos fazer uma festa cada vez maior e melhor.”
Na preparação da festa passada, ainda durante a pandemia, um dos focos foi resgatar os aspectos comerciais no maior evento do município e a escolha de Oliveira passou pela condição de ter alguém com forte experiência nos negócios e envolvimento com os setores industrial e comercial. Para a próxima Fenachim, isso também será trabalhado. Conforme o presidente, já nas próximas semanas, entre maio e junho, a parte comercial será revisada e o objetivo é iniciar a comercialização dos espaços a partir de julho.
Além disso, o empresário salientou outros pontos importantes. “A expectativa de fazer uma bonita festa, porque quem ganha com isso é a comunidade. Valorizar o município e dar essa autoestima às pessoas. O município tem essa responsabilidade de divulgar seus potenciais, sua economia, sua estrutura e a agricultura forte. Vamos mostrar tudo que temos de bom.”
Vilmar de Oliveira também falou do trabalho conjunto com a Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim), responsável pela gestão da festa. “Se tem uma relação estreita e de respeito com o presidente Elmar Becker e sua diretoria, que deu certo e tende a continuar. Quem ganha é a festa, com o entrosamento entre a organização gestora e a executiva.”
A próxima edição da Festa com Sabor do Rio Grande está marcada para ocorrer de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio de 2024.