Vó Olga: trajetória eternizada no nome da primeira creche de Mato Leitão

-

Mãe de 14 filhos, 36 netos e 25 bisnetos, ela se destacou pela sua generosidade e cuidado com tudo e com todos. Olga Machry nasceu no dia 27 de outubro de 1913 e faleceu em 20 de abril de 1994, aos 80 anos.

Natural de Mato Leitão, na época distrito de Venâncio Aires, fez parte de uma família que marcou o início da colonização do, agora, município. Viveu no interior, nas localidades de Linha 17 de junho e Arroio Bonito baixo. Nos últimos 20 anos de vida morou na sede do município, sempre com participação na comunidade mato-leitoense, como escola, igreja e sociedades.

Em 1933, casou com Arthur Henrique Machry, que era natural de Triunfo, com quem teve 14 filhos, três hoje já falecidos. Os demais residem em Mato Leitão, Venâncio Aires, Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo e Pinhal.

Uma das filhas de Olga, Eunice Heuser, foi a primeira prefeita de Mato Leitão e estava na gestão municipal na época em que a mãe foi escolhida para dar nome à primeira creche do município, inaugurada em 1996.

Eunice diz que a mãe foi indicada para dar nome à escola pelo fato de ter criado 14 filhos e cuidado de vários netos para as mães poderem trabalhar. “Por ter sido sempre uma pessoa simples, muito humilde, generosa, mãe e esposa zelosa. E, acima de tudo, uma vó acolhedora”, declara.

A filha também cita como virtudes da mãe a honestidade, o caráter e a fé. “Rezava muito e acreditava no poder da oração. Sabia como ninguém fazer cucas, bolachas, sobremesas e uma comida caseira. Em tudo, botava muita dedicação e amor”, recorda.

Arthur e Olga Machry nas Bodas de Ouro, com os 14 filhos, em setembro de 1983 (Foto: Arquivo pessoal)

A ex-prefeita recorda que foi uma bela homenagem que a comunidade escolar prestou, visto o esforço do governo na época para a captação de recursos para a construção da creche, hoje Escola Municipal de Educação Infantil (Emei).

Ela lembra que a professora Sara da Rosa, na época secretária de Educação, coordenou o processo para a escolha do nome da creche a ser inaugurada, onde os alunos das escolas do município e respectivas famílias participaram da votação.

Os nomes indicados foram Pingo de Gente, Favo de Mel e Vó Olga. “A escola não leva o sobrenome da minha mãe, apenas o nome Vó Olga, exatamente para ser abrangente englobando todas as avós que acolhem e cuidam dos seus netos”, completa.

A escola

A Escola de Educação Infantil (Emei) Vó Olga foi inaugurada no dia 18 de outubro de 1996, na época, com o nome Creche Vó Olga. As primeiras turmas foram Maternal 1 e 2, em turno integral. Hoje, a escola conta com 163 crianças matriculadas, do nível 1 ao 6, que compreende de seis meses a 5 anos e 11 meses.

LEIA MAIS: 

Os nomes que fizeram história em Mato Leitão



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido