Fevereiro é o mês de retomada das aulas nas instituições de ensino e, para isso, chega também aquele momento esperado por muitas crianças e adolescentes: a escolha do material escolar. Seguindo as tendências do momento ou apostando nos tradicionais caderno, caneta e lápis, as opções nas papelarias são para todos os gostos e ‘bolsos’.
Os estabelecimentos comerciais contam com diversas opções de mochilas, estojos, cadernos e materiais em geral. Com personagens infantis, cores vibrantes e coloridas e modelos mais discretos estão entre as opções.
Jair Becker, gerente da Alles Gráfica & Papelaria, salienta que a expectativa é de que, a partir de agora, comece a movimentação maior com as listas escolares. “Ano passado o pessoal restringiu bastante as compras pelas incertezas. A expectativa é que neste ano as vendas sejam melhores”, comenta.
A Alles trabalha com toda a linha de materiais escolares e para escritório, com possibilidade de parcelamento em até cinco vezes nos cartões. Dispõe de novidades na linha de cadernos, mochilas, lápis e estojos tradicionais e de personagens.
O carro-chefe, segundo Becker, são os cadernos. Utilizados pelos alunos desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até para quem já cursa o Ensino Superior, estão disponíveis com modelos mais simples e de personagens e ilustrações queridinhas da galera.
LISTA DE MATERIAIS
A agricultora Elaine Funk, moradora de Linha Hansel, já adiantou a compra dos materiais escolares do neto, Eduardo, de 8 anos. Ele vai cursar o 2º ano do Ensino Fundamental em Monte Alverne, interior de Santa Cruz do Sul, onde reside. “Nós gostamos de dar de presente o material escolar para ele, é o único neto e é um gasto a menos para os pais”, afirma. Elaine levou a lista de materiais fornecida pela escola e diz que o menino não pediu itens de personagens específicos.
DICAS NA HORA DA COMPRA
1 Planejamento é uma boa dica para não comprar mais do que o necessário. Leve a lista da escola e, antes disso, confira se algo do ano passado ainda pode ser aproveitado.
2 No momento da escolha do estojo, se certifique que todos os materiais básicos caibam dentro, os apontadores e borrachas, por exemplo, são disponibilizados de vários tamanhos e formatos.
3 Cadernos menores, de 96 folhas, são uma boa pedida para evitar o desperdício e para organizar melhor os materiais.
4 Leve em conta o custo-benefício. Muitas vezes, o mais barato é o que vai durar menos tempo.
5 Se possível, tenha um material extra para ser usado para o tema de casa. Isso diminui a chance de perder algum item e mantém tudo mais organizado.
Doação de itens escolares
• Para auxiliar muitas famílias que não têm condições de adquirir os materiais escolares, a Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Gabinete da Primeira-dama, arrecada materiais para repassar a quem mais precisa.
• Itens como cadernos, lápis de escrever e de colorir, borracha, apontador, tesoura, cola, régua e canetinhas poderão ser doados até o dia 1º de março.
• Os alunos carentes do interior do município terão prioridade no recebimento destas doações devido às dificuldades enfrentadas por muitas famílias, muito em função das perdas provocadas pela estiagem.
• Os materiais podem ser doados na Prefeitura, Alles Gráfica & Papelaria, A & B Papelaria, Papelaria Ponta do Lápis, Supermercados Lenz, veículos de comunicação, polo do Grupo Uninter e Câmara de Vereadores.
Leia mais:
Comunidade de Vale Verde é convidada a doar materiais escolares