Uma das mulheres advogadas com mais tempo de atuação na área em Venâncio Aires, Juçara Ferreira, 62 anos, trabalha no município desde 1998. Natural de Passo do Sobrado, morou em Caxias do Sul por 20 anos, período em que estudou Direito e começou a trajetória profissional, iniciada em 1995.
Desde 1998, atende no mesmo endereço, na rua Osvaldo Aranha, no escritório que antes abrigava o consultório médico do seu irmão, o cardiologista Moacir Emílio Ferreira. “Saí para estudar fora, mas depois decidi voltar, pois a família estava toda aqui”, comenta.
Juçara trabalha com diferentes áreas da advocacia, sendo mais comum assumir casos no Direito Civil e Previdenciário. “Gosto bastante de trabalhar com a área do Direito de Família”, ressalta.
Quando começou a atuar como advogada, existiam mais profissionais homens na área. Ela conta que nunca se sentiu intimidada ou sofreu algum tipo de preconceito por ser mulher. Isso nunca foi uma preocupação para ela.
Por quatro anos, de 2001 a 2004, ocupou o cargo de secretária municipal de Saúde, no qual também somou conquistas. “Sempre gostei muito de política, acompanho tudo e foi muito importante poder contribuir com o município. Conseguimos fazer muita coisa”, reforça.
Sobre o futuro, tempo em que ainda vai se dedicar ao trabalho, a advogada é enfática: “Vou trabalhar enquanto tiver cérebro e pernas para isso”. Ela conta que gosta muito da profissão que escolheu pela diversidade que existe entre os casos e pelo que consegue alcançar, auxiliando na solução e resolução de conflitos. “Gosto de ficar em casa, mas gosto muito do meu trabalho, também. Me realiza”, completa.
Leia mais: