Xapanã e Obá: Ano de atenção à saúde e de ‘varrer’ o que não agrega para a vida

-

O ano começa com regência de Xapanã e Obá, com passagens de Oxalá e Xangô, conforme anunciam os seguidores da religião africana que cultuam orixás e entidades. Com a influência de Xapanã, é necessário que haja maior atenção à saúde em especial às doenças de pele.

Nas previsões do babalorixá João D’Agandju atua no Ilê Africano Xangô Agandju e Oxum Epanda, no bairro Gressler, em Venâncio Aires, Xapanã, o ‘senhor da vassoura’ é o dono da transmutação e da mudança. “O que não for bom em todos os campos da vida será varrido e, por outro lado, Obá a ‘senhora da navalha’,vem cortando tudo o que não está bom para que possamos dar início a um novo ciclo”, destaca o pai de santo.

No amor será um ano de paixões avassaladoras, desmedidas e sem limites. “Onde não houver amor de verdade ou se as amizades não forem verdadeiras Mãe Obá corta e Pai Xapanã varre”. João D’Agandju anuncia um ano bom para dinheiro, mudanças ou para começar novos negócios. Por outro lado, diz que os negócios que não estão mais rendendo se findam para início de um novo ciclo. “No Brasil teremos uma nova chance para crescimento e mudanças. Nossa cidade entrará em processo de mudança, de transformações, terá crescimento, novas alianças surgindo para o desenvolvimento da cidade, inclusive no setor industrial.”

MUDANÇAS

A ialorixá Leni de Ogum, do Centro Espírita Ogum e Iemanjá, diz que será um ano abençoado para a plantação, porém é preciso ter cautela com as finanças. “Venâncio Aires terá mudança na política”, alerta a Mãe de Santo dizendo que no município haverá uma grande perda na política e na medicina um grande nome. “As pessoas podem esperar um ano de 2020 de muita mudança, justiça e muita luta por poder”. Segundo as previsões do ano de Leni de Ogum, na política do país muita ‘sujeira’ virá à tona e será esclarecida.

ELE DONO DA VIDA
E MORTE;
ELA DA NAVALHA
E DO CORTE

“Xapanã é o mais bravo e melindroso orixá de se cultuar. Dono da morte e da vida, da doença e da cura. Lida com a renovação e da transformação. Da terra tudo vai e da terra tudo vem”. Explica o babalorixá Sandro de Oxalá. Segundo ele, Obá é a dona da navalha, do corte, da roda, senhora dos amores impossíveis. Por conta disso, o ano que se inicia com a regência destes orixás tende a ser mais pesado, mais dificultoso, ano de muitos cortes e que traz um peso maior. 2020 na esfera política brasileira será um ano difícil com complicações na economia e em relação ao dinheiro.

De acordo com Sandro de Oxalá, o presidente Bolsonaro terá dificuldade de colocar em prática os projetos. Mais no final do ano, somente, que o Brasil poderá das sinais de avanço. Pode haver um escândalo envolvendo uma mulher de grande nome e nas áreas da saúde. No geral, o ano é propício para investimentos firmes e analisados.

Nas previsões para Venâncio Aires, Sandro de Oxalá diz que é provável que o município fique na mesma e não melhore. “A saúde tende a piorar com mais casos de suicídios e problemas mentais. A situação do Hospital São Sebastião Mártir se não tiver ajuda maior, tende a piorar. Aumento de criminalidade, roubos, assaltos também marcam muito para o município. Na política o babalorixá confirma transformação política e “mudanças no Governo e na cúpula da política da cidade”, ressalta.


“As pessoas podem esperar um ano de 2020 de muita mudança, justiça e muita luta por poder em Venâncio Aires.”

Leni de Ogum – Ialorixá


LEIA MAIS: Colha os frutos em 2020: a hora é agora

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido