Uma demanda histórica da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas deve sair do papel nos próximos dias. Nesta sexta-feira, 26, dia em que a instituição completa 96 anos, o Governo do Estado autorizou o início da obra de substituição da cobertura, instalação elétrica e demolição da brizoleta – uma construção de madeira que corre o risco de desabar. O investimento é de R$ 367.403,65.
A reforma geral era aguardada há anos pela escola, que conta com 1.020 alunos e é a segunda maior de Venâncio Aires. A assinatura da ordem de início dos serviços ocorreu nesta manhã, durante a programação de aniversário da instituição.
Além do secretário estadual de Obras, Rogério Araújo de Salazar, participaram do ato assessores da secretaria, a coordenadora adjunta da 6ª Coordenadoria Regional de Eduação (6ª CRE), Helena Etges, e representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (6ª Crop), sediada em Santa Cruz do Sul, a qual será responsável pela fiscalização da obra.
A cargo da Analuza Construções Ltda, a reforma deve ser concluída em 120 dias, após início dos serviços. Segundo a diretora da Monte das Tabocas, Marinêz Weizemann, a obra garantirá melhorias na infraestrura da escola. “A fiação elétrica era de 1940. Não tínhamos como instalar ar condicionado em todas as salas, porque a fiação não suporta”, comenta. Além disso, há muitas infiltrações e goteiras no prédio, que dificultam a realização das aulas. “O pior eram os dias de chuva. Tínhamos que secar toda a escola antes de usar.”
>>> Leia mais: Escola Monte das Tabocas está à espera de reforma
Reforma da Escola Monte das Tabocas pode sair do papel este ano