
O governo vai bancar o vereador Eduardo Kappel (Progressistas) para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Venâncio Aires. A notícia vazou na sessão do Legislativo desta segunda-feira, que teve espaço reservado para uma série de homenagens. Nos bastidores da Casa, correu solta a informação de que uma reunião com líderes partidários que integram a base governista, convocada pelo vice-prefeito, Celso Krämer (PTB), durante o fim de semana, encerrou com decisão neste sentido.
Segundo apurou a reportagem da Folha do Mate, nem todos saíram do encontro satisfeitos com a determinação, mas não é descartado que Kappel seja eleito com os 12 votos da bancada de situação. Em razão do temperamento explosivo, o progressista corria o risco de não ter o apoio dos governistas e o PDT articulava uma chapa de oposição. Nomes como o de André Puthin (MDB) e Nelsoir Battisti (PSD) eram cogitados como alternativas, no entanto tudo indica que o acordo firmado no primeiro ano da atual legislatura – e que garantiu a presidência para Gilberto dos Santos (PTB), em 2017, e Sandra Wagner, em 2018 – deve ser mantido.
Se a projeção de confirmar, Kappel será presidente do Legislativo pela segunda vez – já assumiu o cargo em 2008 – e Nelsoir Battisti deve ficar no cargo de comandante da Mesa Diretora em 2020. Oficialmente, nem o prefeito Giovane Wickert (PSB), nem o vice Celso Krämer se pronunciaram a respeito do assunto. Até o momento, ambos mantinham discurso de que não iriam interferir na eleição do Legislativo, que está marcada para o dia 20 de dezembro, a partir das 18h, na última sessão do ano.