Por volta do meio-dia desta terça-feira, 2, um temporal acompanhado de granizo atingiu lavouras de tabaco da região serrana de Venâncio Aires, mais especificamente em localidades dos 3º e 8º distritos, que têm como sede Vila Deodoro e Vale do Sampaio, respectivamente. O granizo foi registrado em Linha Silva Tavares, Linha Sexto Regimento, Linha Cachoeira, Linha Andréas, Vila Teresinha e imediações e, ainda, em localidades lindeiras de Venâncio Aires com Santa Cruz do Sul, como Linha Saraiva e arredores.
Segundo o coordenador do Departamento de Mutualidade da filial da Associação dos Fumicultores (Afubra) de Venâncio Aires, André Fagundes, até o fim da tarde de ontem, a entidade havia recebido 30 avisos de lavouras atingidas por granizo. O número de registros, no entanto, deve aumentar ao longo do dia de hoje. Fagundes salienta que conforme os relatos dos fumicultores, o estrago foi acentuado e quebrou, em média, de seis a oito folhas.
Apesar dos estragos, Fagundes afirma que este tabaco ainda se recupera normalmente se o miolo não estiver quebrado. Do contrário, o fumicultor terá que conduzir a lavoura, deixando crescer e organizando os brotes. Ainda segundo Fagundes, assim que as condições do tempo forem favoráveis, a equipe iniciará a avaliação das lavouras atingidas.
CASTELHANOAo mesmo tempo em que ocorria granizo, na região de Monte Alverne, choveu 130 milímetros. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Dário Martins, a situação não traz tanta preocupação, pois o Arroio Castelhano está em nível normal, ‘dentro da caixa’, e as várzeas estão secas. “Não tem motivo para pânico”, garante, porém, solicitando à população que fique alerta, pois poderão ocorrer alagamentos nas áreas mais baixas da cidade, onde normalmente alaga quando o arroio recebe um volume muito acentuado de água.
Previsão
Conforme a previsão do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, a quarta-feira, 3, pode começar com muitas nuvens e condições para chuva. Porém, no decorrer do período, o tempo melhora e o sol pode aparecer na região – o volume previsto é de 5 milímetros. As temperaturas ficam novamente amenas e oscilam entre a mínima de 14ºC e a máxima de 20ºC.