O Grêmio começou bem a primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Jogando no estádio Barradão, em Salvador, na Bahia, venceu o Vitória pelo placar de 3 x 0.
O tricolor abriu o placas aos 30 minutos. Ricardinho aproveitou um lance dentro da área e empurrou para as redes, fazendo 1 x 0. Neste lance, a partida ficou paralisada por oito minutos, até que o VAR validasse o gol.
Aos 9 minutos do segundo tempo, a zaga do Vitória saiu jogando errado e Ricardinho serviu Léo Pereira, que fez o 2 x 0. Aos 47, Diogo Barbosa aparou cruzamento e fez o 3 x 0.
Com os desfalques de Diego Souza, Kannemann, Rafinha, Douglas Costa, Maicon, Thiago Santos e Leo Gomes, todos com problemas físicos, mais Brenno e Matheus Henrique na seleção olímpica, o Grêmio atuou com Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Cortez; Darlan (Vitor Bobsin), Lucas Silva, Léo Pereira (Luiz Fernando), Jean Pyerre (Pinãres) e Alisson; Ricardinho (Diogo Barbosa).
A arbitragem foi de Flavio Rodrigues de Souza (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli (SP). O árbitro de vídeo foi Marcio Henrique de Gois (SP).
O jogo de volta será realizado na Arena, no dia 3 de agosto, às 19h.