Durante a reunião realizada na tarde da terça-feira, 18, no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), o Grupo de Agricultores de Sementes Crioulas e Mudas de Venâncio Aires (Gascemva) definiu a participação em eventos e feiras nos meses de julho e agosto próximos. E, ainda, avaliou a participação na 15ª Festa Nacional do Chimarrão (15ª Fenachim), ocorrida no início do mês de maio último onde o grupo participou com um estande.
Segundo o técnico agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e coordenador do trabalho de resgate das sementes e mudas crioulas em Venâncio Aires, Alexandre Kreibich, no primeiro momento da reunião o grupo avaliou a participação na 15ª Fenachim, que foi positiva pois registrou uma grande procura, visibilidade e divulgação do trabalho desenvolvido pelo grupo e atendimento para produtores interessados oriundos de municípios da região. “Esta procura mostra o acerto dos produtores de Venâncio Aires em resgatar e manter a tradição das sementes crioulas e mudas”, frisa.
EVENTOS
O primeiro evento que o grupo vai participar será do Encontro Regional que vai ocorrer no dia 10 de julho em Passo do Sobrado. No total, cinco produtores vão participar com uma banca de trocas e de vendas. Kreibich reforça o convite para que os demais produtores participem deste encontro, bastando somente se inscreverem no escritório municipal da Emater/RS-Ascar.
Outro evento será a 42ª Festa Municipal do Colono que ocorrerá nos dias 20 e 21 de julho, em Linha Duvidosa, A participação também será com uma banca. O grupo também achou importante prestigiar o Encontro Estadual de Sementes Crioulas e Mudas que vai ocorrer no dia 9 de agosto, no município de Ibarama, RS.
SEMENTES
As condições climáticas verificadas agora no outono, segundo Kreibich, não influenciaram na produtividade pois os produtores já colheram as sementes antes deste período e não tiveram problemas de perder a safra em função das chuvas E com isso, eles não terão problemas de participar com bancas em eventos e feiras neste ano e até a colheira da próxima safra. “Porém, atrapalhou um pouco para o plantio de algumas culturas ainda no fim do verão e início do outono cuja maturação e colheita ocorrem no inverno”, salienta.