Foto: DivulgaçãoApresentação gratuita do Tholl será no Ginásio Poliesportivo
Apresentação gratuita do Tholl será no Ginásio Poliesportivo

A 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) possui duas atrações confirmadas para a abertura, no dia 1º de maio. Uma delas é a apresentação do Grupo Tholl, de Pelotas, que volta para Venâncio Aires cinco meses depois da última apresentação. A atração será desenvolvida no Ginásio Poliesportivo. Outro atrativo confirmado é um desfile temático que iniciará em frente ao Parque Municipal do Chimarrão, no Acesso Dona Leopoldina. As informações são da presidente-executiva da Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck. 

Além disso, o primeiro dia do maior evento de Venâncio Aires também terá ingresso gratuito. Cleiva destaca que para o 1º de maio outras atrações ainda serão agregadas e anunciadas. “Queremos fazer um evento que logo no primeiro dia tenha muitas atrações artísticas espalhadas pelo Parque. Músicos e artistas locais e regionais darão um toque especial à festa”, enfatiza.

DESFILE

O desfile temático terá como meta valorizar as etnias que formam Venâncio Aires e está a cargo de Diego Goethel, coordenador da Comissão Cultural, Desfile e Lazer. O desfile temático envolverá carros alegóricos e diversas alas. É estimada a participação de 200 pessoas no desfile, que deve iniciar pelas 15h.

“Queremos destacar o início da colonização e passar pela contribuição alemã, italiana e afro. A gente vai trabalhar com as entidades que representam cada etnia. A partir disso, vamos trabalhar também com os distritos do interior do município”, adianta Goethel.

O ingresso no parque dos integrantes do desfile, que inicia no Acesso Leopoldina, será pelo Portão 2. “É uma atração que queremos envolver pessoas da cidade e do interior e mostrar o nosso potencial. Queremos com isso já na abertura atrair muitos visitantes da região”, projeta Cleiva. GRUPO THOLL

Já a atração circense que será desenvolvida no Ginásio Poliesportivo foi possível a partir de Lei de Incentivo. O Grupo Tholl, de Pelotas, é Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. O espetáculo deve iniciar por volta das 19h. O acesso ao ginásio também será gratuito, a exemplo do parque. O Tholl foi fundado em 1987 por João Bachilli. Até hoje, o grupo com 130 integrantes já realizou mais de 900 apresentações para mais de 1,5 milhão de espectadores.