Há 45 anos, sócias do Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário têm um sábado do mês para se divertir

-

Foto: Jaqueline Caríssimi / Folha do MateAs associadas em foto oficial em comemoração nestes 45 anos do Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário
As associadas em foto oficial em comemoração nestes 45 anos do Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário

O ritual se repete a cada segundo sábado do mês. Bolãozinho de mesa, baralho com jogos de canastra, leilão de produtos coloniais e a reunião do Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário. Faz 45 anos que esta tradição se repete, quase que da mesma forma, todos os meses. Com sede em Vila Deodoro, o Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário, completa neste mês de abril o aniversário, baseado na data de fundação da entidade, 6 de abril de 1972.

Organizada com diretoria e associadas, o clube é coordenado por Clédia Haacke, há dez anos. Ela ressalta a dificuldade de encontrar alguma associada com vontade de substituí-la no cargo e segue à frente com propostas “de unir o clube cada vez mais.” 

Atualmente, fazem parte cerca de 40 associadas. O encontro é uma das formas de lazer das mulheres que residem em Vila Deodoro e nas localidades próximas. A tarde de sábado é diversão. Elas juntam-se em grupos para jogar baralho, em especial a canastra. Algumas preferem o jogo de víspora e outras optam pelo bolãozinho de mesa. Este tem premiações como alimentos, produtos de limpeza como forma de incentivo para quem derrubar mais pinos. 

Foto: Jaqueline Caríssimi / Folha do MateBolãozinho de mesa é tradição nas reuniões mensais
Bolãozinho de mesa é tradição nas reuniões mensais

A agricultora Ilga Richter, que mora em Linha Sexto Regimento, diz que não perde uma reunião do clube e adora estar lá, pois é uma diversão. Como forma de angariar recursos para o clube, as associadas trazem alimentos produzidos em suas propriedades agrícolas que são leiloados durante a reunião. Melado, mel, frutas e verduras, ovos e outros itens fazem parte do leilão.

Além das reuniões em um sábado no mês, o grupo de mulheres participa de forma integrada na comunidade com as outras associações em festas, eventos e também em enterros, onde a tradição de despedida com a bandeira do Clube acontece no funeral, representando a entidade. 

O encontro do mês de abril, 8, foi marcado com a comemoração dos 45 anos da entidade com um almoço de integração entre as associadas, seguido de reunião. 

De acordo com a presidente Clédia, para este ano está prevista uma excursão com a participação das associadas e a festa do clube de mães no mês de outubro na Associação Esportiva e Recreativa Deodoro (Aerd).

Foto: Jaqueline Caríssimi / Folha do MateAs associadas em foto oficial em comemoração nestes 45 anos do Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário
Atual diretoria: Selíria Kurz, Flávia Schubert, Alcida Winck, a presidente Clédia Haacke, Alci Becker, Clara Becker, Verna Burgarth, Flávia Eggers, Sonia Zügue, Teresinha Jaeger e Hilda BeckerMarcas dos 45 anos

No período, desde a fundação, foram várias as conquistas do Clube de Mães. Uma delas que deixa a marca para a comunidade e também para quem é turista ou mesmo para quem passa por Vila Deodoro é a paisagem das hortênsias. Na década de 1980, as senhoras do clube de mães as plantaram ao longo do perímetro urbano da sede do distrito. Nos próximos dias, conforme a presidente do clube de mães, será feita a limpeza e o plantio de novas hortênsias ao longo do caminho. “é uma forma de a gente manter a tradição, já que foram as sócios do clube, naquela época, que plantaram as hortênsias, que quando floreiam, dão um diferencial na paisagem dos nossos morros aqui de Vila Deodoro”, destaca. 

A tradição se mantém também com o evento de escolha da Mãe do Ano, que geralmente acontece em outubro, mês do rosário (em função do nome Nossa Senhora do Rosário). O concurso começou em 1978 e a primeira Mãe do Ano foi Marlene Ullmann. Desde então, todos os anos, realizam o desfile de apresentação da associada, escolhida pelas demais, para receber o título. Atualmente a Mãe do Ano é Sonia Zügue e a Simpatia, Clédia Haacke.

Foto: Jaqueline Caríssimi / Folha do MateAntes da reunião, um jogo de canastra integra as senhoras do clube
Antes da reunião, um jogo de canastra integra as senhoras do clube

Curiosidades

– O nome do Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário foi sugestão da vereadora da época (1972) Helena Goulart.

– Hino do clube com a composição da letra e da música, pela religiosa franciscana e professora que na década de 1970, que residia em Vila Deodoro, Teresinha Eidt.

– A primeira bandeira, azul e com a imagem do rosário, teve como madrinha Julita Both e padrinho João Arlindo Heck. 

– A primeira reunião foi realizada na Escola Rural Marechal Deodoro, prédio que já não existe mais; no salão Schultz e hoje com sede própria na Associação Esportiva e Recreativa Deodoro (Aerd). 

– Em 1972 as fundadoras foram: Clara Becker, Selvêdia Becker, Luzia Neitzke, Eli Amélia Reckzieguel, Hilda Becker e Teresinha Jaeger

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido