A faculdade de Ciências Contábeis foi a primeira oferecida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2024, o curso completará seis décadas. Ao longo do tempo, já formou 2.669 egressos, em Santa Cruz do SuL, Montenegro e Sobradinho, e também na modalidade Educação à Distância (EAD). Neste ano, a primeira turma do campus Venâncio Aires concluirá o curso.
A professora Melissa Teresa Kanitz, contadora e empresária contábil, ressalta que o mercado na área contábil é bastante demandado e, com a tecnologia em crescente expansão, exigirá ainda mais de profissionais capacitados, com análise crítica e dinamismo.
“A empregabilidade é alta e, no meu ponto de vista seguirá essa tendência”, comenta. A professora cita que, atualmente, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o índice de empregabilidade para contadores é de 93,8%.
“Qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, necessita de contador e assim seguirá. Muitos processos foram automatizados, mas a análise permanece necessitando da ação de bons contadores.”
MELISSA TERESA KANITZ – Professora do curso de Ciências Contábeis da Unisc
Melissa observa que a contabilidade está presente desde os primórdios da sociedade e, ao longo do tempo, as rotinas vêm sofrendo contantes evoluções. “O contador sai do perfil burocrático e assume papel de analista, consultor, utilizando-se dos números para realizar análises econômicas e financeiras, munindo o dono do negócio de informações úteis para a tomada de decisão”, contextualiza.
De acordo com a professora universitária, o bacharel em Ciências Contábeis tem inúmeras possibilidades de atuação, seja na área privada ou pública, em funções como contador, controller, auditor, perito, consultor, entre outras. “Está, ainda, capacitado a empreender em diversas áreas”, complementa.
Competências e habilidades da profissão
• De acordo com a professora Melissa Teresa Kanitz, o bacharel em Ciências Contábeis da Unisc desenvolve competências e habilidades como ética, comunicação, negociação, trabalho em equipe, pensamento crítico, tomada de decisão, criatividade, visão sistêmica e interdisciplinar e conhecimento da legislação.
• Além disso, o curso tem como alicerces a formação técnica e integral, de maneira a oferecer à sociedade bacharéis socialmente responsáveis e competentes na aplicação e no gerenciamento dos sistemas de informações contábeis que suportam as tomadas de decisões nas organizações públicas e privadas.
• O curso tem a duração de quatro anos, com carga horária de três mil horas. É oferecido na sede, em Santa Cruz do Sul, e nos campi de Venâncio Aires, Montenegro e Sobradinho.
Curso técnico em Contabilidade em Venâncio
O curso técnico em Contabilidade será oferecido pela Unisc no campus Venâncio Aires, a partir do próximo ano. “É uma excelente oportunidade para a comunidade em geral: estudantes, empresários e todos que quiserem agregar conhecimento, pois ele tem teoria aliada à pratica, o que leva ao aprendizado mais amplo”, destaca a coordenadora, Aline Gauer.
De acordo com ela, o técnico em Contabilidade pode executar as tarefas contábeis, inclusive abertura de empresas e atividades de apoio ao bacharel em Ciências Contábeis (contador). “O curso de técnico em Contabilidade possibilita que o interessado tenha um maior e mais prático conhecimento da área de atuação, preparando o futuro profissional da contabilidade a ter vivência com os procedimentos da profissão”, explica.