A ampliação do Calendário Nacional de Vacinação foi feita pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e passa a englobar agora também a variação A da Hepatite, tendo como foco as crianças de um ano até dois anos incompletos. Passa a ser obrigatória a vacina para crianças dessa faixa etária e no município as vacinas já estão disponíveis nos postos.
A variação A da Hepatite é, na maioria dos casos, benigna, ou seja, dificilmente gera casos complicados que possam levar à morte. Segundo o Ministério da Saúde, em geral, 2% a 7% dos casos da doença tornam-se agudos ou fulminantes. O número de ocorrências também se mostra elevado nas crianças de até 13 anos: 68,7% das incidências confirmadas são em crianças dessa faixa etária.
A vacinação entra no calendário obrigatório de vacinação das crianças neste ano, e já está disponível nos postos de Venâncio Aires. Segundo a coordenadora do setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Royer Iser, os pais de crianças de um ano até dois anos incompletos (até um ano, 11 meses e 29 dias) devem buscar a imunização para as crianças. “é um vírus bem silencioso, na grande maioria dos casos as pessoas nem sabem que têm, mas ainda é importante ser feita a imunização”, reforça Aline.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 20/08/2014.