Professor João Paulo Reis Costa é o autor do livro (Foto: Divulgação)
Professor João Paulo Reis Costa é o autor do livro (Foto: Divulgação)

A históra da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa/2008), mantenedora Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) é assunto para um livro que será lançado no dia 3 de setembro, na sede Efasc, pelo autor e professor, João Paulo Reis Costa.

Com o título: “A Pedagogia da Alternância como estratégia de desenvolvimento regional: A EFA de Santa Cruz do Sul”, o livro foi editado pela Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e contêm 305 páginas. É apresentado pela Professora Virgína Elisabeta Etges, geógrafa e orientadora da então dissertação e prefaciada pelo Professor Sérgio Zamberlan, um dos principais nomes da Pedagogia da Alternância no Brasil e referência na construção da Efasc no Rio Grande Sul, como primeira experiência de Ensino Médio Técnico em Agricultura/Agropecuária, via Pedagogia da Alternância, no Sul do Brasil.

Ele também é um trabalho documental em quatro capítulos, sobre a fundação da Agefa e todo o processo de implementação dessa Escola Comunitária em Santa Cruz do Sul, até a formação da primeira turma, em 2011. O trabalho passa por debates conceituais de Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Regional, tendo na Educação o seu pilar principal para se pensar a região e sobretudo, a importância da Agricultura Familiar nessa discussão.

Ainda conta com breve apresentação da obra pelos coordenadores da Efasc, Adair Pozzebon, Antonio Gomes e Cristina Vergutz, além dos ex-presidente da Agefa, Elton Hein e o ex-presidente da União das EFAs do Brasil (Unefab), Antônio Baroni Rocha.

O trabalho de resgate e de estudos do professor João, começou há mais de 10 anos. Foi defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unisc e premiada nacionalmente em 2013 como a melhor dissertação do Brasil, no grupo IV – tecnologias socioambientais com ênfase no combate à pobreza, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Rio de Janeiro.

Lançamento na Efasc

O lançamento do livro está previsto para 3 de setembro, às 18h30min, na sede da Efasc, na Linha Santa Cruz, no interior de Santa Cruz do Sul. O evento é em comemoração aos 17 anos da Agefa e 16 anos da Efasc e vai reunir famílias, monitores, estudantes, associação e parceiros da Escola. Trata-se “de um momento histórico para a pedagogia da Alternância no Rio Grande do Sul e principalmente para a história da Agefa/Efasc, documentada nesse trabalho, deixando para toda a nossa comunidade escolar e regional, um registro dessa caminhada que já é referência no país, pela qualidade da formação dos seus estudantes e vem contribuindo com o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo nesses quase 20 anos de existência”, destaca o autor João.

Sobre a Efasc

A Efasc foi fundada em 1º de setembro de 2009, e segue ativa com mais de 140 estudantes na formação de técnicos em Agropecuária, via Pedagogia da Alternância, e conta com mais de 400 egressos já formados pela escola, oriundos de 11 municípios do Vale do Rio Pardo e mais de 85 comunidades rurais da região.

Pedagogia da Alternância

Essa forma de fazer educação, nasceu na França em 1935 e chegou no Brasil na década de 1960, no Espírito Santo. Por fim se achega ao Sul do Brasil, na formação técnica em agricultura de Nível médio, em 2009, com a fundação da Efasc. Na Pedagogia da Alternância os estudantes ficam uma semana na propriedade familiar e a outra semana na Escola, mediados por quase 20 instrumentos pedagógicos, que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer ao longo de 3 anos de formação.