Está previsto para o dia 10 de setembro, um domingo, no interior de Venâncio Aires, uma festa para marcar os 150 anos da família Weiss no Brasil. O encontro será realizado na Aert, de Vila Teresinha. Segundo Paulo Weiss, um dos organizadores, não se tem uma estimativa exata de quantos são os descendentes de Wilhelm Weiss e Agnes Mai Weiss que chegaram ao Brasil em 1873, mas são esperadas cerca de 500 pessoas.
“Estaremos preparados para receber todos as pessoas que tiverem qualquer tipo de parentesco com os Weiss, não precisa confirmação prévia. O encontro será na Aert porque lá se encontra muito da nossa história”, destacou Paulo. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3748-5301.
História
A trajetória da família no Brasil começou em Venâncio Aires, em 1873, quando Wilhelm Weiss, a esposa Agnes, os seis filhos pequenos, a irmã Bárbara Weiss Roeshler e os filhos dela se instalaram em Vila Teresinha. O grupo partiu da Áustria, de uma região que hoje pertence à República Tcheca. Posteriormente, alguns netos de Wilhelm e Agnes foram para a região noroeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente nos municípios de Horizontina, Crissiumal e Três Passos.