Nas sete décadas que o Colégio Gaspar completa neste 2 de abril, pelo menos seis delas têm a convivência de uma mesma família. Trata-se dos Knak, que estão na terceira geração fazendo parte da história da escola.
Tudo começou com o patriarca, Carlos Knak, 91 anos, nome conhecido em Venâncio Aires pela trajetória no ramo tabacaleiro (foi um dos fundadores da CTA). A experiência nos Estados Unidos, onde estudou e trabalhou, lhe rendeu um convite e, no Gaspar, foi professor de Inglês por 10 anos, na década de 1960. No mesmo período, em 1963, os filhos mais velhos, Ingrid, 63 anos, e Dieter, 62, ingressaram como alunos. Eles fizeram parte da primeira turma de Jardim de Infância do Gaspar, que teve como professora Elsa Fiss, esposa de Albino Fiss, professor e diretor da escola naquele período.
Entre 1971 e 1974, Carlos Knak presidiu a mantenedora da escola, na qual também passou por outros cargos em anos diferentes. Na mesma década, até meados de 1980, os filhos gêmeos Gert (já falecido) e Günther, hoje com 54 anos, também foram alunos do Gaspar.
Experiências
Os tempos de Gaspar também proporcionaram experiências inesquecíveis aos Knak. Na adolescência, quando o pai fazia parte da mantenedora, Ingrid e Dieter integraram o grupo que viajou a Brasília, época de Osvaldo Fiegenbaum à frente da diretoria. Em julho de 1976, com a banda e o coral da escola, se apresentaram pessoalmente no Palácio do Planalto, ao então presidente Ernesto Geisel, cujo governo enviou recursos para estruturar um escritório modelo para prática de aulas de contabilidade, para as futuras obras de ampliação da escola e uma quantia importante que possibilitou a compra de 60 instrumentos novos para a banda.
Ingrid e Dieter, assim como o pai, foram professores no Gaspar. Ela foi professora de Artes entre 2002 e 2022. Já Dieter deu aulas de Educação Física, no fim dos anos 1970. Ele, inclusive, também é o atual presidente da mantenedora.
Terceira geração
Cinco netos de Carlos Knak também foram alunos ou ainda estão estudando no Gaspar. Os filhos de Dieter, Dieter Filho, 30 anos, Karl, 25, e Augusto, 17, já concluíram os estudos, enquanto o caçula, Affonso, de 13 anos, é aluno do 8º ano. Heidy Huyer, 26 anos, filha de Ingrid, também estudou na escola, entre 2001 e 2014.
“O Gaspar realmente foi nossa segunda casa. São tantos e tantos anos e sempre teve alguém da família Knak envolvido com a escola. Se criou um vínculo familiar com o colégio.”
DIETER KNAK – Presidente da mantenedora do Gaspar