
Venâncio Aires - Quem tentou visitar o Museu de Venâncio Aires nos últimos dias percebeu as portas fechadas. O espaço recebe, nas próximas semanas, uma reforma na parte elétrica, com a troca da fiação e, por conta disso, seguirá fechado por tempo indeterminado.
Conforme o presidente do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva), Cristiano Pilz, o material para a obra já está no prédio e, agora, a administração analisa a melhor forma de realizar a intervenção. “Não tem data certa para conclusão da obra e reabertura do Museu”, completa.
Emenda para o museu
Em janeiro, o Nucva, responsável pela gestão do Museu, emitiu nota de esclarecimento informando que a emenda parlamentar de R$ 300 mil do deputado federal Heitor Schuch (PSB), que seria aplicada em reforma estrutural da instituição, não foi efetivada.
Segundo Pilz, o Ministério da Cultura, órgão responsável pela aprovação do repasse, alegou que o Museu é uma entidade particular (organização da sociedade civil) e não um prédio público.
A emenda foi redirecionada à Administração Municipal para a revitalização da Casa de Cultura de Venâncio Aires, junto ao Parque do Chimarrão. “Por que não veio? É uma boa pergunta”, lamenta o presidente, que ainda destaca o impacto que o valor teria no prédio.