A Campanha de Multivacinação, que mobilizou pequenos menores de cinco anos, crianças e adolescentes de nove a 15 anos incompletos, chega ao fim hoje. O objetivo da campanha, realizada em todo o país, é colocar o calendário de vacinação em dia e, com isso, evitar que as doenças se disseminem.
Na Capital Nacional do Chimarrão, as vacinas são realizadas nos postos de saúde das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. As doses apenas não serão aplicadas nos postos de Travessa, Vila Terezinha, Estância Nova e Tangerinas, por não terem sala de vacinação em funcionamento.
O público-alvo precisa comparecer às unidades de saúde com a carteira de vacinas e cartão do Sistema único de Saúde (SUS) para ter direito às doses.
A aposentada Lizete Wollmann, 50 anos, levou, na tarde de ontem, ao Posto de Saúde Central, os dois netos, o pequeno Arthur, de um ano e meio, e Aleff, 13 anos. “Como os pais deles trabalham, eu vim acompanhar e fazer meu papel de vó”, comenta. De acordo com Lizete, a Campanha de Multivacinação é uma oportunidade que deve ser aproveitada. “Temos que levar a sério. As vacinas são de graça e estão ali, não precisamos esperar para que elas cheguem, então por que não aproveitar?”, questiona.
Embora a família dela tenha grande preocupação em manter as vacinas em dia, Lizete conta que não abriu mão de comparecer, mesmo assim, ao posto para ter de fato certeza de que o calendário de vacinação está em dia. O pequeno Arthur, por exemplo, teve que fazer a vacina contra a gripe, meningite e ainda a tetra viral. Além disso, terá que voltar ao posto em um prazo de 15 dias para aplicar as doses que faltam. “é importante sempre fazermos todas as vacinas para nos mantermos imune”, complementa.
Doses aplicadasDe acordo com os últimos dados contabilizados pela Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires, durante a campanha, que se iniciou na quarta-feira passada, foram aplicadas cerca de 1.850 doses de vacinas tanto em adolescentes quanto crianças. Além disso, verificadas em torno de 1.065 carteiras de vacinação apenas referentes a crianças menores de cinco anos. Deste total, em média, 490 crianças necessitaram colocar as vacinas em dia. Dados finais da campanha serão repassados à reportagem na segunda-feira.
Vacinas disponíveisNa Campanha de Multivacinação são aplicadas nas crianças as vacinas pentavalente, pneumocócica 10-valente, meningocócica do tipo C, rotavírus, tríplice viral, hepatite A, febre amarela, BCG e vacina contra poliomelite – para crianças que estão em atraso e não receberam vacina de abril até agora – Nos adolescentes, são aplicadas vacinas antitetânica, contra hepatite b, febre amarela, tríplice viral e HPV – para as meninas. De nove a 13 anos.