Hoje, enquanto uma nova etapa começa para três jovens de Venâncio Aires que serão anunciadas como soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), outro ciclo chega ao fim. Chegou a hora da rainha Daiara Stein e das princesas Gabriela Hantt da Costa e Nayara Simões se despedirem do reinado. Juntas, elas estiveram à frente da divulgação da Fenachim 30 anos, realizada em maio de 2016.

À Folha do Mate, as três soberanas falaram da ansiedade em conhecer as sucessoras e da mistura de sentimentos na véspera de conhecer o novo trio. Também compartilharam a emoção e a gratidão por tudo que viveram.
>>> LEIA MAIS: Chegou o dia de conhecer quem vai conquistar as coroas da 15ª Fenachim

Para a rainha Daiara, 22 anos, a palavra gratidão resume o sentimento após três anos de reinado. “Gratidão, pelas pessoas que tive a oportunidade de conhecer, pelos aprendizados que obtive, pelas histórias das quais faço parte e, principalmente, por ter compartilhado tudo isso com quem mais amo e admiro na vida, meus familiares e amigos”, resume.
Para ela, o dia de hoje não é de tristeza e sim, de realização. “Sinto-me feliz por ter deixado a minha marca e acredito que as princesas compartilhem deste sentimento”, descreve a jovem que atualmente trabalha como secretária na empresa do pai, a S.O.S. Lonas Ltda e estuda Psicologia, à noite, na Unisc. Entre os momentos mais marcantes, ela relembra, com carinho, do dia do lançamento do traje social. “Foi quando o sonho de menina tornou-se real enquanto mulher, tudo parecia tão mágico”, destaca. Daiara aproveita a oportunidade para falar das parceiras de reinado, as princesas Nayara e Gabriela. “A Nay, apesar de um mulherão, tem uma alma de criança inocente e é tão lindo ainda conseguir observar isso em alguém. A Gabi, com todo seu jeitinho de menina educada, tem um potencial absurdo, não duvide, e de uma inteligência ímpar”, elogia.
Foi uma etapa linda das nossas vidas, mas tenho compreensão de que está na hora de outro trio ter a chance de vivenciar experiências incríveis como as nossas.”
DAIARA STEIN
Rainha

A princesa Gabriela Hantt da Costa, 21 anos, destaca que a alegria de receber o carinho de muitas pessoas é imensurável e recompensador. “Isso fez todo o esforço e cansaço diário valer à pena.”
Acadêmica do curso de Direito da Unisc e estagiária no Ministério Público, Gabriela destaca que as diferentes situações vividas, foram uma oportunidade de autoconhecimento e amadurecimento. “Apenas ao viver a condição de soberana fui capaz de ver nos olhos das pessoas e sentir em meu coração a grandiosidade e a beleza do carinho advindo daqueles que até então eram desconhecidos, mas que foram capazes de nos entregar este sentimento tão puro e deixar lembranças.”
Hoje, o sentimento é de alegria e dever cumprido, pois, um ciclo irá se encerrar para que outro trio possa desfrutar de momentos tão incríveis quanto os que vivi.”
GABRIELA HANTT DA COSTA
Princesa

Para a princesa Nayara, 21 anos, ser soberana da Fenachim foi um dos momentos mais marcantes da vida. “Jamais imaginei viver tudo que a Fenachim me proporcionou. Foram meses de completa dedicação para a nossa festa. Meses de diversos sentimentos e momentos mágicos”, relata a estudante de Odontologia.
Para ela, o sentimento é de gratidão e orgulho por ter tido a oportunidade de fazer parte da história do município. “Sou grata a cada momento, aprendizado, e principalmente por todo o carinho recebido durante o reinado. Sem dúvidas esse carinho recebido do público foi essencial e nos dava força durante toda a divulgação da festa.”
Tenho orgulho de ter feito parte da história de Venâncio, e por ter deixado a minha marquinha na história da Fenachim.”
NAYARA SIMÕES
Princesa
O que as atuais soberanas desejam para as futuras soberanas?
Daiara Stein
“Que vocês deixem as suas essências na história da nossa festa, representem com muito orgulho e respeito, aproveitem cada oportunidade que a Fenachim proporciona, pois por mais clichê que possa parecer, tudo isso passará em um piscar de olhos e, acima de tudo, não tenham medo de serem vocês mesmas nas qualidades e defeitos.”
Gabriela Hantt da Costa
“Desejo que elas iniciem o reinado com o coração aberto para receberem o carinho daqueles que admiram a nossa festa, bem como, que tenham sabedoria para gerenciar adversidades que surgirem, sem perder a alegria no coração e a doçura nas palavras.”
Nayara Simões
“Aproveitem cada minuto desse sonho, porque ele passa muito rápido. Vivam isso com todo o amor e entreguem o coração de vocês para essa festa! Será a experiência mais linda que vocês poderão viver. Aproveitem muito e vivam cada segundo.”
>>> LEIA MAIS: Baile de escolha das soberanas terá cobertura em vídeo