As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, já se encerraram. Para quem pretende fazer a prova, dedicação e preparo são importantes a partir de agora. Qual tal aproveitar o feriadão para intensificar os estudos?A reportagem conversou com o professor de linguagens Daniel Gatelli que deu algumas dicas e passou orientações sobre como estudar para o Enem.
Conforme ele, é importante estabelecer uma meta diária de dedicação. “Nada de estudar somente quando dá vontade. é importante assumir um compromisso e seguir à risca”, comenta. Além disso, torna-se interessante se dedicar ao estudo no mínimo quatro horas por dia. Ele ressalta que o tempo para estudar depende do resultado que a pessoa quer obter no Enem, bem como, o que ela pretende conquistar através do exame.
Segundo Gatelli, é indicado um estudo diário, mas sabe-se que nem sempre isso é possível. Quem trabalha, estuda e tem uma agenda tumultuada durante a semana, deve se dedicar ao Enem cerca de oito horas no sábado e o mesmo tempo no domingo. Além disso, a cada 45 minutos de estudo, um intervalo de 15 minutos é necessário.
COMO ESTUDARResolver simulados é uma boa forma de estudar e estes devem ser feitos em um tempo de uma hora por dia. Gatelli aconselha que sejam feitos simulados das provas do Enem desde 2011, porque, desde então, é a mesma bancada que as elabora, o que faz o conteúdo ser parecido. Além do mais, sites com aulas virtuais, leitura de jornais, revistas e livros são alternativas.
Segundo o professor, o importante é também não deixar de fazer redações, pois estas são um dos métodos de preparação para a prova. Fazer uma redação por semana, conforme ele, é o indicado.
Estudar é um ato solitário. Deste modo, a pessoa precisa ficar em um lugar calmo, sem interferências externas e sem escutar música. Associado a isso, deve-se manter uma atividade física regular e não sacrificar o sono. O indicado é ter em torno de oito horas de sono. “Não adianta ir dormir às 4h e acordar às 8h para estudar, porque não vai render e a pessoa vai ficar exausta. Estar cansado e com fome é perda de energia”, comenta.
ASSUNTOS DA ATUALIDADEQuem fizer o Enem também deve estar atento aos assuntos da atualidade, como aqueles associados à situação sociopolítica e econômica do país; eleições dos Estados Unidos; movimentos terroristas; estado islâmico; crise da Grécia; movimentos populares da França, refugiados que saem da Síria e atentados com bombas.
A sugestão do professor Gatelli é pesquisar conteúdos dos sites da atualidade e adquirir o livro Guia do Estudante – Atualidades.
Possíveis temas da redação
O professor de linguagens Daniel Gatelli lista alguns dos possíveis temas para a redação do Enem deste ano. Confira eles a seguir:
– Estatuto dos deficientes físicos / exclusão e inclusão dos deficientes físicos;- Tema ambiental, como poluições, destino do lixo, mau uso da água;Gatelli aposta nos temas que têm a ver com os comportamentos das pessoas diante das outras e do meio que vivem. Além disso, segundo ele, como o ministro da Educação é bispo da igreja universal, é relevante pensar sobre a valorização e importância da família, até porque são discursos recorrentes de pastores e bispos.
O que estudar para o Enem?Confira a seguir os conteúdos que precisam ser estudados para se fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):
LíNGUA PORTUGUESA:Interpretação de textoVariação linguísticaFunções da linguagem
MATEMáTICA:GeometriaCálculo simplesPorcentagem Probabilidade
QUíMICA:Química ambientalEquilíbrio químicoTransformações químicasCálculo estequiométrico Química orgânica
GEOGRAFIA:AgriculturaAspectos socioeconômicosDesenvolvimento e impactos ambientaisGeopolítica
HISTóRIA:Brasil repúblicaEra VargasBrasil ColôniaSegunda Guerra MundialIdade MédiaEscravidãoMilitarismo no BrasilRevolução IndustrialGuerra FriaLiberalismo
FíSICA:EnergiaEletricidade mecânicaTermologia ou calorimetriaHidrostáticaOndulatóriaSinemática
BIOLOGIA:FisiologiaCorpo HumanoEcologiaGenéticaEvoluçãoMeio Ambienteágua