
As interrupções em rodovias e condições difíceis nas estradas da cidade e interior, que são reflexos da enchente, influenciam na oferta de produtos. Ainda no fim da semana passada, estabelecimentos já começavam a registrar falta de gás de cozinha em Venâncio Aires.
Em levantamento realizado na tarde de ontem, de quatro empresas do município, apenas uma ainda tinha botijões disponíveis, com previsão de se esgotar ainda ontem. A expectativa dos fornecedores é de receber um carregamento na tarde de hoje.
Nos supermercados, em pesquisa realizada na tarde de domingo, foi constatada a falta principalmente de hortifrutigranjeiros. Itens como cebola, laranja, banana, mamão e saladas diversas estão em falta. Outra mudança constatada é o limite de compra para água mineral sem gás, tanto nas embalagens de 500 mililitros quanto de embalagens maiores. Produtos de cesta básica também estão com a compra limitada em muitos supermercados.
Coletivo
A professora Ana Maria Strohschoen notou a falta de frutas e verduras em mais de um supermercado. “Vim buscar frutas, mas tem pouquíssimas. Vamos tentar levar menos para ser solidário e cada um poder levar um pouquinho. Vamos ter que nos adaptar”, comenta. Ela destaca também a necessidade de se pensar no coletivo, para que todos possam adquirir os itens básicos para o dia a dia até a normalidade do abastecimento.