Foto: Alan Faleiro / Folha do MateFuncionários do HSSM ataram fitas pretas nos braços em protesto
Funcionários do HSSM ataram fitas pretas nos braços em protesto

O dia de hoje, 1º de agosto, é de pedir misericórdia aos gestores do Sistema único de Saúde (SUS) por meio de campanha da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul. As 245 instituições de saúde ligadas à entidade sindical querem chamar atenção da população para o que chamam de “situação de desamparo”.

Impulsionada pela data de 15 de agosto, instituída como o Dia das Misericórdias no Brasil, a federação vai usar este mês para pedir piedade do governador José Ivo Sartori e presidenteMichel Temer para que as suas demandas sejam atendidas. Em Venâncio Aires, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) participa da mobilização por meio da fixação de uma faixa na fachada do prédio e do engajamento dos funcionários, que ataram fitas pretas nos braços em sinal de protesto e ajudam a disseminar os motivos da campanha.

De acordo com o administrador da instituição de saúde, Jonas Kunrath, o objetivo é buscar o restabelecimento do repasse de incentivos às santas casas e hospitais, o que passa pela organização de um cronograma para pagamento dos valores em atraso, bem como pela retomada do pagamento do cofinanciamento hospitalar, o IOSP, suspenso em 2015.

Segundo Kunrath, o HSSM tem R$ 1,6 milhão a receber do Governo de Estado. A quantia em atraso é referente a este ano, em que apenas as parcelas de janeiro e junho foram pagas. Ele diz que a Federação das Santas Casas e Hospitais aguarda a apresentação de uma proposta por parte do governo estadual para que a situação seja regularizada, mas, até então, a entidade não obteve retorno do governo estadual.

Em Venâncio Aires, a campanha deve se resumir à ação de hoje, mas estão previstas mais atividades em outros municípios. Em 15 de agosto, um grupo de hospitais gaúchos e de outros estados do Brasil também deve ingressar com uma ação contra a União para pedir a revisão dos valores da Tabela do SUS.