Os 453 funcionários do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires receberam a primeira parcela do 13º salário na data de vencimento, 30 de novembro, mas a instituição de saúde ainda busca recursos para pagar a segunda parcela, que deve ser quitada até o dia 20 de dezembro, segundo o administrador Jonas Kunrath.

Ele explica que os recursos estão sendo buscados via instituições bancárias. “A expectativa é de que consigamos quitar a segunda parcela. Não temos nada oficialmente concluído de negociações para isso, mas alguns encaminhamentos pré-acordados.” Kunrath menciona que o pagamento da primeira parcela foi possível por meio do adiantamento de valores que o HSSM tem por receber nos próximos meses.

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul junto à rede de hospitais filantrópicos do Estado e divulgada esta semana, 23% das instituições ainda não conseguiu cumprir com o pagamento da primeira parcela e 57% não têm como cumprir com a segunda parcela e nem mesmo têm previsão para tais pagamentos.

Outros indicadores, que levaram em conta o período janeiro – novembro de 2016, mostram que 12,20% reduziram leitos, 41,46% enxugaram o quadro funcional (4 mil demissões foram efetuadas), 20,73% reduziram internações e 19,51% atendimentos ambulatoriais.

A Federação alega que as dívidas dessas instituições são históricas, resultado de uma não atualização de valores da tabela de procedimentos do Sistema único de Saúde (SUS), falta de políticas de remuneração justa por parte do governo federal e também pela falta de um calendário linear de pagamentos oriundos do Governo do Estado. Hoje, a dívida do governo estadual com estas instituições é de R$ 108 milhões, relativos a programas que não foram pagos nos meses de março, abril e maio.