O Hospital Beneficente Monte Alverne passará a ser referência em otorrinolaringologia e otoneurologia. Até o ano anterior, o hospital de Candelária era referência nesses serviços que pararam de ser realizados em dezembro no local.
Em Monte Alverne, o hospital abrangerá 13 municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde cerca de 340 mil habitantes serão beneficiados. Os atendimentos para os problemas no ouvido, garganta e nariz serão feitos através do Sistema único de Saúde (SUS).
Conforme a administradora da unidade de saúde, Rosangela Mees Gass, está em trâmite a referência dos serviços para o hospital, e a casa de saúde apenas aguarda a autorização e aprovação da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde para começar o trabalho. A estimativa é de que os atendimentos iniciem em até 60 dias. Além disso, para realizar os serviços na área, o hospital receberá profissionais especializados de Santa Maria.
Para que o hospital possa atender essa demanda de pessoas, a administradora ressalta que serão necessárias algumas adaptações na estrutura do local.
Na opinião de Rosangela, este é um passo muito importante para o hospital, não apenas para a comunidade de Monte Alverne, mas, também, para toda a região que a unidade de saúde abrange. “Com isso, o hospital entra em um serviço referencial regionalizado que, até então, nós não tivemos aqui”, destaca.
No momento, o Hospital Beneficente Monte Alverne possui 35 leitos e conta com 30 funcionários e mais dois médicos.