Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateHospital adotou medidas de prevenção à gripe A
Hospital adotou medidas de prevenção à gripe A

A confirmação de um caso de gripe A na tarde de quarta-feira em Venâncio fez o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) adotarem algumas medidas de prevenção que entrarão em vigor a partir de amanhã. Mesmo que a situação esteja sob controle, o objetivo é manter todos em alerta para evitar outros casos da gripe no município.

A estimativa é de que as medidas de prevenção sejam adotadas até setembro. Tanto no hospital, quanto na UPA, haverá limitação de visitas a pacientes internados ou em observação. Ou seja, cada paciente poderá receber apenas duas visitas por dia, independente do convênio. Além disso, será proibida a entrada de crianças.

O hospital também intensificou a capacitação de todas as equipes de atendimento. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), por exemplo, adotará como medida de prevenção o uso de máscara descartável para todos os pacientes com sintomas gripais enquanto aguardam atendimento e, também, durante a consulta. O uso do álcool gel será intensificado já na entrada das unidades de saúde.

De acordo com o enfermeiro do Controle de Infecção do hospital, Gerson Ulsenheimer, nesta segunda-feira, profissionais da casa de saúde comentaram sobre a possibilidade de adotar algumas medidas. Contudo, elas apenas entrariam em vigor, caso algum caso de gripe A fosse confirmado no município. Vale ressaltar que, até então, cada doente tinha a oportunidade de receber três visitantes por dia no Serviço único de Saúde (SUS). No caso dos convênios, o número de visitantes era liberado.

Intensificaçãodos cuidados Segundo o enfermeiro, o hospital e a UPA apenas adotaram restrições semelhantes em 2013 e 2009, quando houve surto da gripe A. Os pacientes e visitantes, de acordo com ele, aceitaram e respeitaram a decisão tomada.

O profissional explica que a situação do município em relação à gripe A ainda não é tão preocupante, mas é motivo para deixar todos em alerta e, por isso, se busca intensificar as medidas de prevenção. O que, de certo modo, preocupou os profissionais foi o fato de que os casos de gripe foram identificados muito mais cedo neste ano. “O inverno nem chegou ainda e muitas pessoas já estão gripadas”, comenta.Em média, por dia, o hospital recebe 350 visitantes e em torno de dez por leito. Para o enfermeiro, o número é grande, o que faz as pessoas que frequentam o local precisarem tomar ainda mais cuidados. Ele ressalta que embora o caso de gripe A tenha sido confirmado na quarta-feira, o hospital e a UPA optaram por adotar as medidas apenas a partir de amanhã para que as pessoas pudessem se acostumar com a ideia e se organizar em relação às visitas.

Ulsenheimer ainda conta que os profissionais da saúde receberam e-mails que continham os métodos de prevenção à gripe. Além disso, cartazes serão fixados em diversos pontos do hospital e da UPA para reforçar as medidas. Ele ainda reforça que o hospital possui um setor específico para controle de infecção, o que mostra que todos se preocupam com o bem-estar tanto dos pacientes, como dos visitantes e funcionários do local.

OPINIãO DE VISITANTE

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MatePara Antônia, é importante que todas as pessoas façam uso de álcool gel como forma de prevenir a gripe
Para Antônia, é importante que todas as pessoas façam uso de álcool gel como forma de prevenir a gripe

Antônia Tormes, vigilante, 48 anos, mora em Caxias do Sul, mas esteve no Hospital São Sebastião Mártir na manhã de ontem para cuidar do pai que está doente.

Na opinião dela, a limitação de visitantes a ser adotada pelo espaço de saúde, ao mesmo tempo que é importante, prejudica um pouco as pessoas que desejam visitar os doentes, principalmente quem vem de outros municípios.

Para Antônia, o uso do álcool gel deve ser obrigatório no hospital. Além disso, segundo ela, seria interessante que não apenas os pacientes, mas, também, os visitantes usassem máscara descartável em caso de algum resfriado.

DICAS DO HOSPITAL

Para evitar a ocorrência de gripes e resfriados, o Hospital São Sebastião Mártir fornece algumas dicas de prevenção:- Ao espirrar ou tossir, não contamine suas mãos. Use lenço descartável ou a dobra do cotovelo;- Lave as mãos várias vezes ao dia e, se possível, use álcool gel;- Em casa, no trabalho ou no ônibus, abra as janelas e deixe o ar circular;- Evite contato próximo com pessoas doentes;- Não compartilhe copos, talheres e alimentos;- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca, sem antes lavar bem as mãos