Hospital reforça ações para estimular parto humanizado

-

Materiais e equipamentos comprados com um recurso doado pela Casa da Amizade devem reforçar o trabalho do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) na humanização dos partos. Bola de pilates, banqueta e até mesmo um aparelho de som, para que a gestante relaxe enquanto se prepara para dar à luz, estão entre os itens que serão utilizados nas duas salas de parto da instituição.

Foto: Rafaela Etges / Folha do MateExercícios com bola de pilates e música estão entre as práticas que poderão ser utilizadas pelas gestantes em trabalho de parto
Exercícios com bola de pilates e música estão entre as práticas que poderão ser utilizadas pelas gestantes em trabalho de parto

A coordenadora de Enfermagem do hospital, Lisane Emmel, explica que os espaços já são adequados às normas do Ministério da Saúde e, com os equipamentos que devem chegar nos próximos dias, a intenção é deixar as salas mais aconchegantes, buscando melhorar o período de preparação do parto natural.

“Tem técnicas que tornam o momento do parto normal mais tranquilo”, comenta Lisane, ao citar o uso da bola, banhos para aliviar a dor das contrações e a possibilidade de caminhar pelo Centro Obstétrico, utilizando barras instaladas nas paredes. “É possível sentar na bola e, com isso, aliviar as dores nas costas. Além disso, a posição auxilia a dilatação do colo do útero”, complementa a enfermeira Miriam Wenzel.

De acordo com elas, embora o hospital já utilize algumas técnicas voltadas à humanização do parto, os itens adquiridos com a doação de R$ 5 mil da Casa da Amizade vão reforçar o trabalho. “Teremos um espaldar, que são barras para se alongar, e uma banqueta com apoio, além de bolas. Tudo para aliviar a dor e tornar o momento do parto mais tranquilo. Tanto o nosso dia a dia quanto os estudos mostram que essas práticas, assim como uso da música e o banho, auxiliam esse momento”, destaca Lisane.

Outra novidade será a disponibilidade de um aparelho de som na sala de parto, possibilitando que a mãe escute música e até mesmo dance, enquanto se prepara para dar à luz. “Alguns obstetras já adotaram a musicoterapia e agora poderemos disponibilizar para todas as gestantes”, diz Miriam.

>> Além dos materiais para as salas de parto, equipamentos para maternidade e berçário serão adquiridos com a doação da Casa da Amizade. Entre eles, estão banqueta, espaldar (barras para alongamento), sonar (aparelho para auscultar os batimentos cardíacos fetais), bola, oxímetro (aparelho para medir o nível de oxigênio, dois reanimadores, rádio, pendrive, máquina fotográfica digital e três biombos duplos (divisórias para garantir a privacidade).

>> As técnicas de humanização do parto buscam incentivar e ampliar os partos naturais em Venâncio Aires. No ano passado, dos cerca de 800 partos realizados no HSSM, em torno de 76% foram cesáreas.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido