Prevenir. Essa é a melhor forma de descrever a intenção do projeto colocado em prática pelo Hospital São Sebastião Mártir, o ‘HSSM na Comunidade’. Em execução desde julho de 2016, tem como objetivo levar palestras às comunidades, escolas e empresas, para que as pessoas fiquem atentas a possíveis riscos e, assim, possam ter mais acesso a informações sobre saúde, alimentação e bem-estar.

De acordo com a gerente assistente da casa de saúde, Susan Artus Dettenborn, a ideia de dar nome ao trabalho surgiu para destacar ainda mais a ação. Atualmente, dez profissionais das áreas de Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Farmácia estão envolvidos com o projeto ‘HSSM na Comunidade’. Para o futuro, não se descarta a participação de médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

O projeto, segundo Susan, já atingiu mais de 200 pessoas de diferentes localidades, empresas e escolas de Venâncio Aires. A relação do hospital com a comunidade já existe há muito tempo, como explica Susan: “As pessoas sempre entravam em contato para solicitar uma palestra, independe de escolas, empresas ou comunidades”. Foi devido a essa demanda, que decidiu-se ‘ajustar’ ainda mais a forma de solicitação. Os interessados em receber profissionais do Hospital São Sebastião Mártir devem enviar um ofício à casa de saúde, que irá agendar, de acordo com a demanda e disponibilidade dos profissionais.

Com o projeto, de acordo com a gerente-assistente do hospital, mostra-se um dos objetivos da entidade, que também tem a visão curativa para informar independente da área. O administrador do HSSM, Jonas Kunrath, argumenta que essa é uma forma de retribuir o que a comunidade já fez pela instituição através de campanhas. A última ação do projeto foi realizada em Vila Terezinha, com a participação das escolas Léo João Frölich, Helena Bohn e São Luís.