HSSM promove encontro sobre humanização na saúde, nesta quinta-feira

Profissionais que atuam em diferentes setores de serviços de saúde, bem como estudantes da área, são convidados a participar, amanhã, do 1º Encontro da Humanização na Saúde. O evento, promovido pelo Grupo de Humanização do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), ocorre no auditório do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, a partir das 13h.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateSusan, Silvia, Elaine, Ana Paula e Ana Lúcia convidam interessados no tema a participar do evento
Susan, Silvia, Elaine, Ana Paula e Ana Lúcia convidam interessados no tema a participar do evento

Com palestras sobre desinstitucionalização, práticas integrativas e complementares e atividades com palhaços no hospital, entre outros assuntos, o encontro deve reunir profissionais de Venâncio Aires e de outros município da região. “Poucos eventos debatem esse assunto, que é tão presente em nosso dia a dia”, comenta a assistente social Ana Paula Bittencourt Pereira, coordenadora do Grupo de Trabalho em Humanização do HSSM.

De acordo com ela, a abordagem da temática é um ganho para a equipe do hospital, que tem a oportunidade de refletir sobre o tema, e, consequentemente, para os pacientes e os familiares de pessoas hospitalizadas, que recebem os serviços dos profissionais.“É importante esclarecermos melhor o assunto. Já fizemos muita coisa na área da humanização, mas, muitas vezes, não nos damos conta disso”, observa a psicóloga do HSSM, Ana Lúcia Oliveira.

“O próprio fato de reunirmos o grupo de profissionais para debater o caso de um paciente é uma das diretrizes da humanização”, complementa Ana Paula, ao citar, também, ações de cuidados paliativos e o uso do protocolo de Manchester para classificação de risco dos pacientes no pronto atendimento, como ações de humanização já praticadas no HSSM.

Coordenadora do setor de Hotelaria do hospital, a enfermeira Elaine Ferreira Heissler atenta para a importância de os trabalhadores da saúde participarem do encontro e refletirem sobre o tema. “Quando se fala em humanização, vai desde os serviços de hotelaria e recepção. Todos que trabalham, de alguma forma, com a saúde, mesmo que não seja no atendimento direto ao paciente, são convidados a participar do evento”, ressalta ela, que é pós-graduada em Humanização da Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de Ana Paula, Ana Lúcia e Elaine, integram a organização do evento a nutricionista Silvia Zappani e a psicóloga Susan Artus Dettenborn, gerente assistencial do hospital.

Inscrições

As inscrições para participar do evento custam R$ 35 para público geral e R$ 15 para estudantes e funcionários do HSSM. O cadastro pode ser feito de forma online – acesse aqui, com pagamento por depósito ou na tesouraria do hospital. Também será possível se inscrever na hora do evento.

Programação

13h – Credenciamento

13h15min – Abertura

13h30min – Palestra ‘Palhaço no hospital, um encontro que transforma’, com Eliane dos Santos Turcatto e Rosimeri Menzel, da trupe Doutores P – Multiplicadores da Alegria

14h15min – Palestra ‘Política de humanização’, com psicólogo Lucas do Prado Ribeiro, do Hospital Independência, de Porto Alegre 

15h – Palestra ‘Desinstitucionalização e institucionalização: caminhos, temores e desafios’, com a psicóloga, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica Simone Caldas Bedin

15h45min – Coffee break

16h – Palestra ‘A vivência e os efeitos da humanização no Hospital São Sebastião Mártir’, com a assistente social Ana Paula Bittencourt Pereira e a enfermeira coordenadora do setor de Hotelaria, Elaine Ferreira Heissler.

16h45min – Palestra ‘As práticas integrativas e complementares e os benefícios na autoestima’, com a professora do curso de Enfermagem da Unisc Aline Fischborn.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.