O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) suspendeu a realização das provas objetivas referentes aos processos seletivos simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), do edital 01/2021, e de Recenseador, do edital 02/2021. As provas estavam marcadas para 18 e 25 de abril.
A decisão foi divulgada na terça-feira, 6. De acordo com nota publicada pela direção do IBGE, a medida foi necessária porque “no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico”.
O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.
O Censo Demográfico estava previsto, inicialmente, para 2020, mas foi transferido para este ano por conta da pandemia de coronavírus. Para Venâncio Aires, estavam previstas 77 vagas temporárias para atuar no Censo.
LEIA MAIS: