O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires organiza mais uma vez atividades para a realização do Programa Mulheres Mil. Ministrado por professores da escola, é voltado para mulheres em vulnerabilidade social, e não trabalha apenas a capacitação, mas também temas como cidadania, direitos da mulher, saúde, entre outros. Neste ano serão ofertados três cursos gratuitos que terão início no dia 8 de setembro.
As inscrições para os cursos de almoxarife, auxiliar de crédito e cobrança, e auxiliar financeiro do Programa Mulheres Mil iniciaram na segunda-feira, 24, mas as 60 vagas já foram preenchidas.
Conforme a coordenadora do programa, Danielle Schweickardt, desde 2012 o instituto oferta cursos para realização deste programa, que visa a qualificação profissional das alunas e também oferece conhecimento voltado ao aspecto da vida dessas mulheres. Este não exige escolaridade mínima e oferece auxílio-transporte para cada dia de aula.
Danielle destaca que são trabalhadas disciplinas do núcleo comum, que agrega temas como cidadania, autoestima, direito das mulheres, meio ambiente, sustentabilidade e relações humanas. “Nós queremos que a mulher se perceba e veja o quanto é protagonista da comunidade e do espaço onde vive”, comenta.
Conforme a coordenadora, o público até então, na grande maioria, foi de mulheres desempregadas ou que desejaram voltar a estudar.
CURSOSPara cada curso serão realizados 50 encontros com um total de 200 horas. As aulas ocorrem de segunda-feira a quinta-feira à noite, nas dependências da escola em Venâncio Aires. A previsão é de terminem no dia 9 de dezembro.
A mulher, após o término do curso, recebe certificado. Durante as aulas está previsto um passeio cultural para que as participantes não fiquem apenas nas salas de aulas. “Cada curso é de Formação Inicial Continuada (FIC) e vale lembrar que um dos objetivos do programa é estimular a mulher a também buscar uma elevação da escolaridade, até para competir melhor no mercado de trabalho”, complementa a coordenadora.