O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) decidiu prorrogar até o dia 3 de agosto a suspensão das atividades presenciais. A nova instrução foi publicada na quarta-feira, 24, e levou em consideração o avanço da pandemia do novo coronavírus e a necessidade de proteger a comunidade acadêmica.
Conforme nota divulga pela instituição, a medida também inclui eventos e solenidades internas e externas. As atividades administrativas que podem ser feitas de forma remota seguirão sendo realizadas desta maneira. Na noite da quinta-feira, o reitor do IFSul, Flavio Nunes fez uma live para falar sobre a instituição no contexto da pandemia.
Aulas
De acordo com o diretor-geral do IFSul campus Venâncio Aires, Cristian Oliveira da Conceição, por enquanto será mantida a decisão de seguir sem atividades remotas para os estudantes. Contudo, no dia 7 de julho será realizada uma reunião do Conselho Superior para definir novas orientações.
Conceição observa que o plano A é não realizar aulas a distância valendo como dia letivo. “Alguns materiais estão sendo enviados para os estudantes que tem acesso on-line, mas sem contar como presença”, explica. O diretor-geral ainda relata que o objetivo é retornar em agosto e realizar o ensino híbrido, tentando priorizar o máximo de encontros presenciais, principalmente na parte prática.
Um plano B seria implementar o ensino remoto, que não necessariamente precisa ser on-line. Nesse caso, a ideia é oferecer aulas virtuais para quem tem acesso à internet; atender os alunos que possam ir até o campus, a partir da readequação de espaços para garantir segurança a segurança deles; e ainda encontrar uma maneira de levar os materiais até os estudantes que não tenham acesso a nenhuma das opções anteriores.
Por último, o plano C consiste na adoção de aulas on-line e na possibilidade de retirar as atividades no campus para quem não tiver acesso à internet.