

Apesar de focar no ensino profissionalizante e em atividades paralelas de extensão, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires também fez bonito nas disciplinas “tradicionais” da sala de aula. Prova disso foi a posição destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta semana.
Conforme o resultado, o ensino médio do IFSul de Venâncio Aires atingiu nota 6,4 – empatado com outras cinco instituições gaúchas – ficando atrás do Colégio Tiradentes da Brigada Militar (estadual, de Passo Fundo) e do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (privado, de Erechim), ambos com média 6,6. A nota do IFSul superou a média de Venâncio Aires no ensino médio (4,1), do Rio Grande do Sul (3,7) e do Brasil (3,8).
Segundo o diretor do campus local, Cristian Oliveira da Conceição, o resultado deixou todos felizes e orgulhosos, embora o foco principal seja outro. “Pensamos sempre em preparar o profissional e o cidadão e isso não se consegue apenas nas disciplinas da sala de aula. Tem música, tem teatro, tem pesquisa, tem projeto, coisas que não aparecem no Ideb. Mas precisamos sempre provocar, motivar os alunos, esse é o desafio”, destaca.
Ainda conforme Conceição, os institutos federais têm se destacado em todo Brasil, ficando com notas altas, apesar da dificuldade com recursos nos últimos anos. “Mesmo assim, estamos em um lugar de excelência da educação básica, porque conseguimos remunerar bem os professores e investir na formação e capacitação de servidores. Isso faz toda a diferença.”