Às vésperas da Expofeira, igreja passou por reformas
Às vésperas da Expofeira, igreja passou por reformas (Foto: AI Prefeitura)

Vale Verde - No ano que vem, a igreja da Comunidade Evangélica Luterana de Vale Verde completará 100 anos de sua inauguração. Para isso, a diretoria iniciou uma série de melhorias na igreja, pela fachada, seguindo com a substituição de parte do madeiramento da torre e concluindo com a substituição do mezanino. Na próxima semana, seu entorno será palco da terceira edição da Expofeira, que marca o 29º aniversário do município.
“Inicialmente, fizemos a parte interna da torre, porque as madeiras estavam todas comprometidas por cupim e não havia mais como acessá-la”, comentou a presidente da Comunidade, Rovena Dettenborn. Todo o madeiramento da escadaria que leva aos sinos, segundo ela, foi substituído, assim como o sistema elétrico.

Na fachada, explica a presidente, havia problemas de infiltrações nas paredes, que estavam prejudicando o reboco, retirado e refeito. O mezanino de madeira, também tomado por cupins, foi retirado para dar lugar a uma nova estrutura, em concreto. O próximo passo, conforme Rovena, será o telhado. Para isso, a comunidade vai encerra as atuais reformas, quitar as dívidas e angariar novo fundo para futuras obras.
O centenário de inauguração da igreja se completa no dia 9 de maio de 2026. Conforme Rovena, o templo foi construído no século passado pelos primeiros colonizadores que chegaram à localidade. A presidente conta que a decisão de construir uma igreja de alvenaria foi tomada em 1922, quando a comunidade contava com 59 membros.

Para cobrir custos do a obra, Rovena explica que as lideranças da época assumiram a responsabilidade, por meio de contribuições trimestrais, até a conclusão definitiva e liquidação das dívidas. Na torre, complementa, foram instalados três sinos de fabricação alemã, importados por intermédio da empresa Bromberg & CIA, de Porto Alegre, que os enviou de barco, pelo rio Jacui, e depois por carretas de bois.
O culto inaugural, complementa Rovena, foi ministrado pelo pastor Paulo Mendel, com participação do coral misto da Comunidade Evangélica de Santa Cruz e de coros misto e masculino, sob regência do professor Arthur Goelzer. Para comemorar o centenário, a Comunidade Evangélica já está organizando a tradicional festa, agendada para os dias 9 e 10 de maio.

Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.