A equipe tem trabalhado em horários alternativos. (Foto: Divulgação)
A equipe tem trabalhado em horários alternativos. (Foto: Divulgação)

A Capital Nacional do Chimarrão segue avançando na implementação da iluminação de LED em suas principais ruas. Após a instalação, no mês de dezembro, das luminárias na avenida Ruperti Filho, em pontos do Acesso Imperatriz Dona Leopoldina e nos trevos das rodovias 453 e 287, a Prefeitura começa a modernizar as ruas centrais.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira, recentemente foram trocadas as luminárias da rua Osvaldo Aranha, Acesso Grão-Pará, Tiradentes e Júlio de Castilhos, além das ruas General Osório e Armando Ruschel. “A equipe está trabalhando em horários alternativos. Principalmente nas ruas centrais, porque é um fluxo intenso de trânsito e veículos estacionados. Fica difícil colocar um caminhão na rua, sem contar a segurança dos trabalhadores. Para isso foi feito esse horário à noite, até as 22h30min”, pontua.
A iluminação de LED promove uma luz ‘branca’, em vez do tradicional ‘amarelo’ das lâmpadas de vapor de sódio, além de serem mais atrativas visualmente. O secretário informa que 600 lâmpadas já foram trocadas e que são diversos efeitos positivos na mudança. “Mais segurança, mais visibilidade e economia, esses são os pontos mais altos. Vai reduzir significativamente o consumo quando os 11 mil pontos forem trocados. Estimamos que serão quatro anos até a conclusão, para alcançarmos o interior também”, enfatiza o secretário.
A alteração é realizada de forma simples pelas equipes de manutenção. De acordo com Ferreira, se o ‘braço’ (suporte que fica junto ao poste) está bom, basta trocar a luminária, um processo rápido. “No entanto, às vezes é preciso mudar o ‘braço’, quando tem algum defeito. Normalmente, são três equipes trabalhando por rua”, explica.

Nova iluminação vem agradando a população. (Foto: Divulgação)

Mais segurança

A mudança é rapidamente notada pelas pessoas que passam nos locais. A gerente de loja Samile Dessbessel de Almeida, concorda que a revitalização está ficando muito boa. “As luzes instaladas ficaram ótimas. Esteticamente deu um novo visual à área central, pois dá a impressão de que a cidade está mais cuidada. Sem contar que elas produzem bem mais luminosidade, gerando a sensação de mais segurança aos cidadãos que passam por esses locais à noite”, destaca.

Saiba mais

  • As lâmpadas de LED iluminam em 360 graus e entregam a mesma quantidade de luz, ou até mais, consumindo até 75% menos energia que as lâmpadas de vapor de sódio. Além disso, têm componentes que garantem o fluxo luminoso consistente em até 70% da vida útil.