Cumpre agenda na região do Vale do Rio Pardo o deputado federal João Derly (PcdoB/RS). Neste sábado, 4, o ex-judoca estará em Santa Cruz do Sul para participar do Festival Infantil de Judô, onde será homenageado pelos dez anos da conquista do primeiro Mundial de Judô. Na sexta-feira, Derly passou o dia em Venâncio Aires para falar sobre esporte e a lei de incentivo ao esporte.
Durante a PROGRAMAÇÃO desta sexta-feira, 3, teve dois momentos em que o deputado conversou com jovens sobre sua trajetória e a importância do esporte. No auditório do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul), ele salientou que é no meio dos problemas que é possível encontrar forças para ir em busca do desejado. “Temos que agarrar as oportunidades e transformá-las em energia para conquistar os nossos sonhos”, destaca e acrescenta: “é importante termos sonhos, porque a gente luta por eles.”
No intervalo entre as palestras, João se reuniu com empresários do município para falar sobre a medida provisória de prorrogação da lei de incentivo ao esporte. Derly destaca que é um consenso entre a comunidade esportiva, parlamentares e o Governo que a medida seja prorrogada. Regulamentada em 2007, a vigência do mecanismo legal termina em dezembro deste ano. Se não prorrogada, há a possibilidade do esporte ficar desassistido. “Se a gente não conseguir prorrogar, fazer isso até dezembro que é quando as empresas começam a destinar recursos, através do abatimento do imposto de renda, então vamos ficar um ano com recursos reduzidos e é justamente o ano que vamos sediar os Jogos Olímpicos.”
O instrumento, que vem contribuindo nos últimos anos para a democratização do esporte brasileiro, deve ser votada terça-feira, na Câmara de Deputados. Se aprovada, a legislação permitirá que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.
Temos que lutar, transformar dificuldade em energia e achar motivação nos detalhes”