Venâncio Aires se destaca por ser um local escolhido para sediar empresas de diferentes segmentos. Pelo perfil empreendedor dos moradores, é berço de produção de itens que são comercializados para diversas cidades do país e até mesmo para o exterior.
Atualmente, a Capital do Chimarrão conta com um Distrito Industrial, localizado no bairro Industrial, próximo às rodovias RSC-453 e RSC-287. A Prefeitura trabalha para que, em breve, comecem as obras para instalação do segundo distrito, em Vila Estância Nova.
A Granja Avícola Bom Frango, de Picada Nova, foi a primeira a ter incentivo industrial aprovado na Câmara de Vereadores para instalação de um centro de distribuição no local e mais tratativas estão em andamento.
A equipe trabalha para a finalização do levantamento fluvial da área, o que definirá o número de lotes disponibilizados para empresas locais e de outros municípios com interesse no incentivo para instalação, com a contrapartida de geração de empregos e crescimento da economia local.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti salienta que, até o final deste ano, Venâncio Aires deve contar com mais duas áreas para instalação de empresas.
Uma delas é junto ao Distrito Industrial, que deve abrigar empreendimentos de pequeno e médio porte. A aquisição da área pela Prefeitura já teve o financiamento para compra aprovado na Câmara de Vereadores. Serão cerca de 15 lotes para empreendimentos. “Esse espaço será destinado principalmente para empresas locais que querem investir no prédio próprio e aumentar a produção”, afirma.
A outra área industrial que deve ser disponibilizada é no bairro Aviação e vai contar com cinco lotes de cerca de 1,5 mil metros quadrados, destinado para empresas que querem uma localização mais central. “A mão de obra está mais na parte alta da cidade, então é de interesse dos empresários a localização, próximo a condomínios populares, por exemplo”, diz.
Assessor administrativo da secretaria, Marcos Hüttmann salienta que a descentralização do Distrito Industrial é importante também em função da mobilidade urbana. “É bom termos as empresas em locais diferentes para dividir o fluxo de veículos nos horários de entrada e saída na mesma região. O perfil das empresas que recebemos solicitação de incentivo também se caracterizam por ser menores, na sua maioria”, completa.
Prédio próprio para dobrar produção
Localizada no Distrito Industrial de Venâncio Aires, a Primus, empresa de máquinas para ensacamento de silagem e fardamento de feno, é um dos empreendimentos que deve se instalar na nova área industrial.
Fundado em 2017, o empreendimento está há dois anos em um prédio alugado no distrito e agora aguarda a autorização para construção do prédio próprio, em área cedida pela Prefeitura no novo lote junto ao Distrito Industrial.
Sócios-proprietários do estabelecimento, Samuel Zart e Alexon Gabe afirmam que, com a demanda de trabalho em crescente ascensão, o espaço físico de cerca de 1,5 mil metros quadrados está se tornando pequeno, já que a organização do pavilhão conta com divisórias que não favorecem o processo produtivo.
Com a cedência da área no espaço que a Prefeitura vai disponibilizar, a empresa irá construir o prédio próprio, com área inicial de 2 mil metros quadrados. Com isso, será possível dobrar a produção, que hoje é de 200 a 250 equipamentos mensais.
A Primus conta com 26 funcionários e tem três modelos de equipamentos para alimentação animal no catálogo de produtos – ensacadora de silagem e fardamento de feno – sendo um deles com quatro versões diferentes, com opções a gasolina e elétrica.
Os clientes da empresa são os pequenos e médios produtores e a comercialização é feita para todo o país. “Trabalhamos com empresas relativamente novas no mercado, nosso consumidor está conhecendo e entendendo a necessidade para facilitar e diminuir a mão de obra no campo”, diz Gabe.
A Primus trabalha com vendas e divulgação por internet e telefonia, com o intuito de otimizar os processos. “Queremos centralizar tudo na empresa e para chegarmos ao nosso cliente final com mais facilidade. Então nós massificamos a divulgação e contatos via internet, para facilitar tanto para nós quanto para os clientes”, ressalta.
Leia mais:
Há 130 anos, a Freguesia de São Sebastião se tornava município de Venâncio Aires