Incubadora Tecnológica: ambiente de empreendedorismo e inovação

-

Em 2023, a Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (ITUnisc) completa 18 anos no campus de Santa Cruz do Sul. Em Venâncio Aires, funciona desde março de 2022, junto ao campus local da Unisc, no bairro Universitário. O ambiente é uma sala de coworking (colaborativo), onde as empresas em formação recebem o apoio necessário para o seu desenvolvimento, sendo auxiliadas em momentos decisivos e orientadas sobre seus próximos passos.

Neste primeiro ano na Capital do Chimarrão, foram realizados trabalhos de sensibilização acerca das temáticas do empreendedorismo e inovação e prospecção de projetos que poderiam receber o apoio do local “Buscamos conversar com a comunidade, estudantes, grupos empresariais, buscando potenciais empreendedores que necessitassem do apoio para seus projetos, além de realizarmos momentos falando sobre a importância da inovação e do empreendedorismo para Venâncio”, explica o coordenador do Tecnounisc e da Incubadora Tecnológica, Alexandre Dal Molin Wissmann.

Durante o ano, atividades, oficinas, workshops, maratonas de empreendedorismo e outras ações foram desenvolvidas para alcançar o público desejado. Em destaque, o 1º Hackathon de Venâncio Aires, em setembro de 2022, que foi uma maratona de inovação para desenvolver ideias e promover a temática na região. Segundo Wissmann, ao final dessa maratona, sete propostas entraram na trilha de validação (primeira etapa, que busca a validação do projeto no mercado consumidor).

“Dessas, uma delas foi validada, finalizando essa trilha com resposta positiva, porém, em razão de circunstâncias da equipe, não avançou para a segunda trilha da incubação. Algo que é extremamente natural quando estamos tratando de empreendimentos de base tecnológica”, avalia o coordenador.

Atualmente, um empreendimento está incubado na ITUnisc Venâncio. Com cerca de um mês no ambiente, o projeto ainda não entrou na etapa de validação, mas realiza atividades de aproximação com o mercado e participando de consultorias. O negócio utiliza a biotecnologia na produção de ômega 3 e a extração de proteínas e carboidratos através de microalgas.

Na história da ITUnisc em Santa Cruz do Sul, já passaram mais de 90 empreendimentos, deste total, 24 empresas graduaram e chegaram ao final dos processos prontos para irem ao mercado. Os projetos ingressam na trilha de validação, que é a primeira parte que compõe a metodologia da incubadora, e dura três meses, após, entram no processo de estruturação, que é de nove meses, e, por último, são direcionados à etapa final, a tração, de 12 meses.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido