Incubadora Tecnológica completa seis meses com olhar para o futuro

-

Há seis meses, a Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul campus Venâncio Aires (ITUnisc-VA) foi inaugurada, com a promessa de dar o ‘start’ em um parque tecnológico no município. O espaço é uma sala de coworking (colaborativo), onde as empresas em formação são atendidas e encaminhadas para o melhor desenvolvimento, sendo auxiliadas em momentos de decisão e próximos passos, para colocar projetos em prática.

O coordenador do TecnoUnisc e da Incubadora Tecnológica, Alexandre Dal Molin Wissmann, detalha que o trabalho neste período foi de sensibilizar a comunidade e prospectar possíveis projetos que se adequam ao perfil da incubadora. Segundo ele, o primeiro passo é para apresentar o espaço para os empreendedores e explicar a importância das temáticas abordadas.

“Estamos trabalhando com atividades que falam sobre empreendedorismo, inovação, incubadora, startups e parque tecnológico, de que forma as pessoas possam se inserir neste espaço para alcançar seus objetivos que estejam relacionados ao desenvolvimento de projetos e propostas”, comenta Wissmann.

Eventos

Os organizadores estão visitando escolas, feiras e eventos, para falar da metodologia incorporada no espaço e como as pessoas podem se inserir, além de, obviamente, apresentar a incubadora. “Já fizemos mais de 10 eventos, desde oficinais, apresentações e feiras. Nestas mais de 10 oportunidades, estivemos falando sobre a incubadora, quais os benefícios do espaço e como pode ser aproveitado”, destaca. De acordo com Wissmann, a equipe deve ter conversado com mais de 400 pessoas nestes meses. “A avaliação é positiva”, diz.

Contudo, ainda não existem projetos incubados. O que não preocupa o coordenador, que afirma ser um projeto de médio a longo prazo e que os próximos eventos – como o Hackathon, que será realizado entre os dias 16 e 18 de setembro – prometem garantir o primeiro programa incubado. “Estamos semeando um solo, para que os frutos possam ser colhidos no futuro. É um trabalho importante para iniciar e consolidar um processo de construção de um ecossistema de inovação e empreendedorismo em Venâncio Aires”, pontua o coordenador.

Ele também relata que houve propostas iniciais que quase entraram no processo de incubação, mas nenhuma foi concretizada, o que deve mudar até o fim do ano. Para Wissmann, o Hackathon deve ser um momento de virada de chave.

Futuro

(Foto: Arquivo Pessoal)

• A Incubadora Tecnológica da Unisc é um projeto pensado para dar resultados no futuro, principalmente na geração de emprego e renda através de empreendimentos com base tecnológica e com perfis de empreendedores voltados à inovação.

• “O trabalho necessita de um engajamento de médio a longo prazo para ter resultados. A incubadora de Santa Cruz do Sul tem mais de 16 anos, e temos 26 startups incubadas, em diferentes fases, o que comprova ser um trabalho de longo prazo e que precisa do envolvimento de diversos atores da comunidade”, afirma Wissmann.

“O trabalho de uma incubadora é construído em anos e não em meses. Então, este primeiro passo tem sido importante para prospectar negócios e apresentá-los para a comunidade. Estamos fortemente engajados nisso neste momento.”

ALEXANDRE DAL MOLIN WISSMANN

Coordenador do TecnoUnisc e da Incubadora Tecnológica

Ao todo, o Município programou R$ 147.610,53 para repassar à ITUnisc Venâncio Aires em 2022. Na prática, a Unisc oferece a estrutura, a parte técnica e os professores, e a Prefeitura repassa recursos para custear os profissionais que farão as consultorias, equipamentos, eventos e palestras.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido