Mapa mostra área de risco de temporal nos três estados da Região Sul
Mapa mostra área de risco de temporal nos três estados da Região Sul (reprodução)

Rio Grande do Sul - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, há poucas horas, aviso de risco de tempestade, hoje e amanhã, em mais da metade do Rio Grande do Sul, Santa Catarina – à exceção da região litorânea – e oeste do Paraná. Até amanhã, há possibilidade de chuva, entre 30 e 60 milímetros por hora – ou 50 e 100 milímetros/dia. Também podem ocorrer ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora, e queda de granizo.

O Instituto alerta também para riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Orienta, ainda, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em casa, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Boletim hidrometeorológico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil explica que a atuação de um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil, favorece os temporais. Até a madrugada de terça, as instabilidades seguem favorecendo chuvas moderadas a fortes e granizo, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Litoral Médio, Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul. Depois, o sol volta à predominar.

Previsão de áreas afetadas

  • Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Rio-grandense, Norte Catarinense, Oeste Paranaense, Sudeste Rio-grandense, Centro-Sul Paranaense, Sul Catarinense
Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.