
Rio Grande do Sul - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, há poucas horas, aviso de risco de tempestade, hoje e amanhã, em mais da metade do Rio Grande do Sul, Santa Catarina – à exceção da região litorânea – e oeste do Paraná. Até amanhã, há possibilidade de chuva, entre 30 e 60 milímetros por hora – ou 50 e 100 milímetros/dia. Também podem ocorrer ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora, e queda de granizo.
O Instituto alerta também para riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Orienta, ainda, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em casa, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Boletim hidrometeorológico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil explica que a atuação de um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil, favorece os temporais. Até a madrugada de terça, as instabilidades seguem favorecendo chuvas moderadas a fortes e granizo, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Litoral Médio, Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul. Depois, o sol volta à predominar.
Previsão de áreas afetadas
- Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Rio-grandense, Norte Catarinense, Oeste Paranaense, Sudeste Rio-grandense, Centro-Sul Paranaense, Sul Catarinense