Desde ontem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebe inscrições para castração gratuita de cachorras e gatas. Esta é a segunda vez que o projeto de esterilização está sendo oferecido pela Prefeitura de Venâncio Aires. No ano passado, 70 fêmeas foram castradas pelo programa.
Neste ano, a secretaria estima que cerca de 160 animais sejam beneficiados, já que o recurso disponível para os procedimentos é de R$ 51 mil. Deste montante, R$ 10 mil foi repassado pelo Ministério Público adquirido por meio de multa aplicada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O restante é recurso próprio da Prefeitura de Venâncio Aires e do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, ressalta que o programa foi lançado durante a Semana do Meio Ambiente por ser também uma ação de conscientização, para diminuir os animais nas ruas. “Não vamos conseguir abranger todos os animais, mas faremos uma seleção justa”, ressalta. Representantes da ONG Amigo Bicho, Nais de Andrade e Alessandra Ludwig, participaram do ato de lançamento.
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Rua Sete de Setembro, 1217. O período se estende até o dia 29 de junho. A seleção dos animais beneficiados será feita pelo Conselho de Proteção dos Animais (Compa).
Para a inscrição, é necessário que o tutor apresente o documento de identidade ou CPF e preencha o formulário de inscrição e declaração de responsabilidade. É importante que o tutor saiba o peso do animal, pois serão divididos por grupos para serem encaminhados às clínicas. “Se a pessoa for até a clínica e o animal não estiver na faixa de peso estipulada, infelizmente perderá a chance da castração”, explica a fiscal ambiental, Carin Gomes. Será implantado um microchip do os dados do tutor em cada animal que passar pelo procedimento.
O processo de licitação para cadastramento de clínicas veterinárias interessadas em prestar o serviço está aberto. A intenção é que as cirurgias sejam feitas ao longo do ano e a Secretaria entrará em contato por telefone com os tutores dos animais selecionados para a cirurgia. A responsabilidade do deslocamento até a clínica para o procedimento é do próprio tutor, bem como medicamentos que venham a ser necessário no pós-operatório.
Unidades móveis nos bairros
Os tutores que por algum motivo não puderem ir até a Secretaria fazer a inscrição, será realizado ao longo do mês visitas nos bairros. Uma unidade móvel ficará por um período nas datas especificadas recebendo inscrições e também aplicando medicação nos animais da comunidade. Serão aplicados medicamentos para pulgas e carrapatos em todos os animais levados até a unidade, gratuitamente.
Bairro – Data – Horário
Coronel Brito (em frente a comunidade Nossa Senhora Rainha) 10 de junho 8h às 11h30min
Battisti (Em frente a comunidade) 10 de junho 14h às 16h30min
Macedo (Em frente a comunidade São Brás) 11 de junho 14h às 16h30min
Brands (Em frente a Escola Otto Brands) 12 de junho 14h às 16h30min
Bela Vista (Em frente a comunidade São José) 17 de junho 8h às 11h30min
Santa Tecla (Em frente a Sercsate) 17 de junho 14h às 16h30min
Gressler (Em frente ao ginásio da comunidade) 18 de junho 8h às 11h30min
União (Em frente ao ginásio Odila Rosa Scherer) 19 de junho 8h às 11h30min
Cidade Nova (Em frente a biblioteca) 19 de junho 14h às 16h30min
Critérios
A escolha dos animais será feita com prioridade para os seguintes casos:
1 Animais de rua ou comunitário.
2 Sob tutela de membro de ONG.
3 Vulnerabilidade econômica do tutor comprovada.
4 Animal com problemas de saúde.
5 Pátio do tutor não cercado.
6 Pátio cercado, mas com machos junto.
7 Idade (mais novos tem prioridade).
8 Ordem de inscrição.